Oferecimento

Vivo vai bloquear apps críticos em caso de roubo do celular; veja como

Empresa anunciou novo sistema de proteção dos aparelho de usuários

17 out 2025 - 13h47
(atualizado às 13h54)
Radar da Criminalidade do Estadão mostra que 25 ocorrências de roubo de celular foram registrados nas proximidades do endereço onde Silva foi baleado.
Radar da Criminalidade do Estadão mostra que 25 ocorrências de roubo de celular foram registrados nas proximidades do endereço onde Silva foi baleado.
Foto: Reprodução/Estadão / Estadão

A Vivo anunciou nesta sexta-feira, 17, um novo serviço voltado à segurança digital de seus clientes, com foco na prevenção de prejuízos em casos de roubo ou furto de celulares. Batizada de Proteção Rua, a ferramenta bloqueia automaticamente determinados aplicativos quando o aparelho é levado para fora de áreas previamente definidas pelo usuário.

O nome do serviço faz alusão aos locais onde ocorrem a maioria desses crimes: segundo o Anuário de Segurança Pública Brasileira, 79,6% dos roubos e 43,7% dos furtos acontecem em vias públicas. A proposta da Vivo é dificultar o acesso de criminosos a aplicativos sensíveis, como os de bancos ou carteiras digitais, reduzindo o risco de perdas financeiras.

Publicidade

Diferentemente de outros sistemas de segurança, o Proteção Rua não suspende o sinal do celular. Em vez disso, o cliente poderá cadastrar até 20 “locais seguros”, com raio máximo de um quilômetro cada, onde o uso dos aplicativos permanecerá liberado. Fora dessas áreas, os apps selecionados ficarão automaticamente bloqueados.

Caso o usuário precise acessar os serviços fora dos locais registrados, será necessário inserir uma senha única criada durante a configuração. O processo de cadastro é simples: basta digitar o endereço desejado ou posicionar um pin no mapa disponível dentro do aplicativo da Vivo.

O serviço é opcional e está disponível mediante assinatura mensal de R$ 5. A operadora aposta na novidade como uma forma de agregar valor à experiência do cliente e oferecer mais tranquilidade em um cenário de crescente preocupação com segurança digital e física nas grandes cidades.

Fonte: Portal Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações