URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

UE fará pressão por reforma da OMC na cúpula do G20

Delegados da União Europeia querem reformar as regras da Organização Mundial do Comércio para aliviar tensões comerciais globais

27 nov 2018 - 09h52
(atualizado às 11h00)

As tensões comerciais globais estão colocando em risco os compromissos das 20 maiores economias do mundo (G20) de manter os mercados abertos, disseram delegados da União Europeia ao G20, prometendo reformar as regras da Organização Mundial do Comércio para ajudar a resolver as tensões.

Os líderes do G20 devem se reunir na sexta-feira e no sábado em Buenos Aires e a crescente disputa comercial entre os Estados Unidos e a China provavelmente será o principal tópico da agenda.

Publicidade
Bandeira da União Europeia
23/11/2018
REUTERS/Jon Nazca
Bandeira da União Europeia 23/11/2018 REUTERS/Jon Nazca
Foto: Jon Nazca / Reuters

O presidente do conselho da União Europeia, Donald Tusk, e o chefe da Comissão Europeia, o braço executivo da UE, Jean-Claude Juncker, representarão o bloco de 28 países na cúpula.

"A perspectiva antes da cúpula é bastante sombria. A ordem internacional baseada em regras está sob crescente pressão e as tensões do comércio global permanecem sem solução, afetando negativamente as perspectivas econômicas globais", disseram Tusk e Juncker em uma carta.

"Nós, portanto, queremos focar nossa atenção em convencer nossos parceiros de que não há alternativa melhor do que uma cooperação multilateral coordenada", disseram eles.

Veja também:

Top News: Dólar rompe R$ 3,92 e fecha no pico em quase 2 meses
Video Player
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações