Os índices S&P 500 e Nasdaq encerraram em baixa nesta quinta-feira, conforme investidores ficaram abalados com os últimos balanços e preocupados se os gastos elevados com inteligência artificial (IA) valem a pena para empresas megacaps de tecnologia.
O Dow Jones subiu 0,11%, para 49.071,56 pontos. O S&P 500 recuou 0,13%, para 6.969,01 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq caiu 0,72%, para 23.685,12 pontos.
Embora os índices tenham se recuperado frente a algumas perdas no final do pregão, eles ainda foram pressionados pelo fraco desempenho do setor de tecnologia.
A Microsoft foi a que mais pressionou o S&P 500. Suas ações caíram 10% depois que a receita de nuvem da gigante de software não impressionou e alimentou temores de que os pesados gastos com sua aliança com a OpenAI não estivessem gerando retornos rápidos o suficiente.
"A Microsoft decepcionou e há algumas preocupações genuínas de que os investimentos em inteligência artificial vão acabar com as empresas de software", disse John Praveen, diretor-gerente e co-CIO da Paleo Leon.
Investidores estão tentando "reduzir a exposição às ações e jogar pelo lado seguro" em um cenário de incertezas mais amplas, incluindo quem será o próximo chair do Federal Reserve e quantos cortes nos juros serão feitos, de acordo com Praveen, que também citou incertezas políticas em torno da postura de Washington em relação ao Irã e à Groenlândia e a possibilidade de uma paralisação do governo dos Estados Unidos.
Entre os 11 principais setores industriais do S&P 500, o de tecnologia foi o de pior desempenho, com queda de 1,9%.
O setor de serviços de comunicação, com alta de 2,9%, foi o que mais ganhou.