Chinalco e Rio Tinto estão perto de compra da CBA, diz fonte

29 jan 2026 - 19h49

A Aluminium Corporation of China (Chinalco) e a mineradora australiana Rio Tinto estão prestes ‌a anunciar a aquisição da Companhia Brasileira de ‌Alumínio, afirmou uma fonte familiarizada com o assunto nesta quinta-feira.

O Grupo Votorantim está vendendo sua participação de 69% na CBA por um valor ‍não divulgado, acrescentou a fonte. A porcentagem de participação que cada empresa comprará da CBA ainda não está clara.

Publicidade

Votorantim e CBA ‌não comentaram, enquanto Chinalco e ‌Rio Tinto não responderam a questionamentos da Reuters.

A CBA opera uma cadeia integrada de produção de alumínio, abrangendo a mineração e refino de bauxita até a fundição e produção de diversos produtos de alumínio primário.

O preço das ações da empresa mais que dobrou nos últimos 12 meses, elevando seu valor de mercado para US$1,27 bilhão nesta quinta-feira, de acordo com dados da LSEG.

O processo de venda também atraiu o interesse da Emirates Global Aluminium (EGA), empresa sediada nos Emirados Árabes Unidos, de propriedade conjunta ‌do fundo soberano Mubadala, de Abu Dhabi, e da Investment Corporation of Dubai, de Dubai. No entanto, as negociações com a EGA não avançaram.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações