URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Serasa: nº de empresas inadimplentes bate recorde em maio

17 jul 2017 - 12h57
(atualizado às 14h03)
A procura das empresas brasileiras por crédito em setembro disparou 19,1 por cento em comparação ao mesmo mês do ano anterior, e subiu 6,6 por cento ante agosto deste ano, informou a Serasa Experian. 15/10/2010
A procura das empresas brasileiras por crédito em setembro disparou 19,1 por cento em comparação ao mesmo mês do ano anterior, e subiu 6,6 por cento ante agosto deste ano, informou a Serasa Experian. 15/10/2010
Foto: Bruno Domingos / Reuters

O número de empresas inadimplentes no Brasil atingiu o recorde de 5,1 milhões em maio, com dívidas que totalizam 119,2 bilhões de reais, informou empresa de análise de informações de crédito Serasa Experian nesta segunda-feira, avaliando que a prolongada recessão e dificuldades de acesso ao crédito têm levado ao aumento dos calotes.

O número representa um crescimento de 15,9 por cento em relação a maio do ano passado e é o maior registrado desde o início da pesquisa, em março de 2015, disse a Serasa em comunicado.

Publicidade

A maioria das empresas no vermelho é do setor de serviços, com 46,7 por cento, alta de 1,5 ponto percentual ante maio de 2016. Na sequência vem o comércio, com queda de 1,3 ponto percentual na mesma comparação, para 43,7 por cento, e a indústria, com recuo de 0,2 ponto, para 8,7 por cento, disse a Serasa.

De acordo com os economistas da entidade, a retração das vendas e do ritmo de produção por causa da recessão têm debilitado o fluxo de caixa das empresas, que também sofrem com as dificuldades de crédito.

Para ajudar na renegociação das dívidas, a Serasa lançou o serviço gratuito Recupera PJ, que permite a negociação direta com credores pela internet.

"Entendemos que este momento de crise econômica é propício para incentivar a aproximação de quem está devendo e quer pagar com quem vendeu ou prestou o serviço e precisa receber", disse o vice-presidente de Pessoa Jurídica da Serasa Experian, Victor Loyola, em comunicado.

Publicidade

Mais da metade das empresas em situação de inadimplência estão no Sudeste do país (53,6 por cento), sendo que o Estado de São Paulo sozinho responde por 32,3 por cento do total das empresas inadimplentes no país.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações