Minério de ferro amplia ganhos com oferta restrita da BHP e produção mais firme de ferro-gusa

22 dez 2025 - 08h51

Os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian ampliaram os ganhos nesta segunda-feira pela quinta sessão consecutiva, refletindo a oferta restrita de ‌produtos da BHP, além da produção mais firme de ferro-gusa na China.

O contrato ‌de maio do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China registrou alta de 0,58%, a 781,5 iuanes (US$111,01) a tonelada.

Publicidade

O minério de ferro de referência de janeiro na Bolsa de Cingapura mostrava ‍estabilidade, com queda de 0,05%, a US$104,65 a tonelada.

Os preços subiram ainda mais devido à oferta restrita dos finos de minério Jimblebar e Jingbao da BHP < BHP.AX>, deixando a maioria das usinas chinesas representadas ‌pela estatal China Mineral Resources Group com pouca opção ‌a não ser adquirir volumes maiores dos finos de Pilbara da Rio Tinto, disse Atilla Widnell, diretor administrativo da Navigate Commodities em Cingapura. 

Os finos de Pilbara são um componente essencial do índice de minério de ferro subjacente que serve de referência para os futuros, arrastando todo o complexo para cima, disse Widnell.

Na China, a produção de ferro-gusa, um indicador da demanda de minério de ferro, aumentou desde meados de setembro de 2025, segundo dados da Navigate Commodities.

Publicidade

A lucratividade das usinas de aço se recuperou gradualmente, com algumas usinas retomando a produção, disse a corretora chinesa Everbright Futures.

Os preços altos do minério de ferro nos últimos anos aceleraram o investimento global em nova capacidade de mineração, empurrando o mercado global de minério de ferro para uma fase decisiva de expansão da oferta, disse a ‌consultoria Mysteel.

Os estoques totais de minério de ferro nos portos da China aumentaram 1,19% em relação à semana anterior, para cerca de 145,5 milhões de toneladas, em 19 de dezembro, de acordo com dados da SteelHome.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações