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Mercado Livre (MELI34): analistas veem desempenho robusto no 1T24 e recomendam ações

4 mai 2024 - 15h45

O Mercado Livre (MELI34) registrou um lucro de US$ 344 milhões no primeiro trimestre deste ano (1T24). Para a Genial, a companhia apresentou um desempenho robusto, alinhado com as expectativas da casa. 

"Registrando um crescimento anual de 30%, mesmo com um desempenho abaixo do esperado na operação da Argentina, houve um forte crescimento no Brasil e México", diz a research. 

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As operações no México e no Brasil foram os principais impulsionadores do crescimento do GMV (Volume Bruto de Mercadoria), apresentando um aumento anual de 30% em termos neutros de câmbio. 

Enquanto isso, a Argentina registrou um crescimento anual de 214% em termos neutros de câmbio, mas abaixo da inflação anual, devido a uma menor quantidade de itens vendidos. 

O GMV total da empresa foi de US$ 11,4 bilhões, 2,3% abaixo de nossas estimativas, principalmente devido à operação na Argentina.

Por sua vez, a carteira de crédito do Mercado Livre registrou uma aceleração no crescimento, com um aumento de 132% ano após ano, com contribuições sólidas tanto do Brasil quanto do México. A carteira de crédito na Argentina diminuiu 43% ano após ano devido à desvalorização do Peso Argentino, mas começou a crescer novamente em termos trimestrais.

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Além disso, os KPIs da empresa, tanto na fintech quanto no E-commerce, continuam a evoluir positivamente, aponta a Genial. 

A Genial recomenda compra do MELI34, com preço-alvo de R$ 87, um upside de 27%.

Lucro do Mercado Livre sobe 71% no trimestre, para US$ 344 mi

Mercado Livre registrou um lucro de US$ 344 milhões no primeiro trimestre deste ano (1T24), marcando um crescimento de 71,1% em comparação com o mesmo período do ano passado (1T23). Esse aumento foi impulsionado pelo desempenho positivo tanto no Brasil quanto no México, segundo balanço divulgado pela empresa ao mercado na sexta-feira (3).

A companhia opera o marketplace em 18 países e também é proprietária da fintech Mercado Pago.

receita total do Mercado Livre aumentou 43,3%, atingindo US$ 4,3 bilhões na mesma base de comparação. No Brasil, a plataforma de comércio eletrônica viu a receita crescer 56,7%, chegando a US$ 2,57 bilhões, incluindo vendas online e serviços financeiros, enquanto no México o aumento foi de 59,2%, atingindo US$ 971 milhões.

O Ebit total do Mercado Livre no 1T24, que representa a lucratividade de uma empresa antes da consideração dos juros e impostos, foi de US$ 528 milhões de dólares, um aumento de 29% em relação ao ano anterior, superando as expectativas dos analistas do setor financeiro. O volume bruto de mercadorias (GMV) alcançou US$ 11,4 bilhões, um aumento de 21,3% em relação ao primeiro trimestre de 2023, com um crescimento de 30% no Brasil e no México.

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O Mercado Livre diz que o número de itens vendidos atingiu 385 milhões, um aumento de 25%, enquanto o volume total de pagamentos foi de US$ 40,7 bilhões, um aumento de 10% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Até o final de março, segundo o Mercado Livre, a carteira de crédito no 1T24 da empresa atingiu US$ 4,4 bilhões, representando um aumento de 46,7% em relação ao ano anterior. O número de usuários do Mercado Pago chegou a 49 milhões no final de março, um aumento de 38% em comparação com o 1T23.

Empresa reclassifica linhas de receita e aumenta vendas no marketplace no Brasil

O balanço também destacou algumas mudanças, incluindo a reclassificação das linhas de receita e despesas de juros do Mercado Pago, com um impacto positivo de 99 milhões de dólares na receita líquida. No entanto, isso não afetou o lucro líquido, conforme dados fornecidos pela empresa. Outras mudanças incluíram alterações nos termos e condições do Mercado Envios, que tiveram um impacto negativo de 10 milhões de dólares no lucro líquido.

As vendas do marketplace, o principal negócio do Mercado Livre, aumentaram 36% no Brasil e 42% no México em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme medido pelo Volume Bruto de Mercadorias (GMV). As margens operacionais atingiram 12,4%, superando os 11,2% do ano anterior, excluindo as mudanças no relatório.

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Mercado Livre quer investir R$ 23 bilhões no Brasil e abrir 6,5 mil empregos

No dia 15 de abril, o Mercado Livre anunciou um investimento de R$ 23 bilhões para expandir suas operações no Brasil, marcando o maior aporte em seus 25 anos de atuação no país. Esses recursos, afirma a empresa, serão direcionados para a abertura de novos centros de distribuição em Brasília, Pernambuco e Porto Alegre, com a estimativa de criação de 6,5 mil empregos.

O anúncio foi feito durante uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o CEO da empresa no Brasil, Fernando Yunes. A meta do Mercado Livre é ampliar a infraestrutura para possibilitar entregas mais rápidas em um maior número de cidades, incluindo opções de entrega no mesmo dia ou no dia seguinte.

Já a expectativa do Mercado Livre é aumentar o número de colaboradores dos atuais 22 mil para 29 mil até o final do ano, com a maior parte dos novos postos de trabalho destinados às áreas de logística e tecnologia. Dos 6,5 mil empregos previstos, 5,2 mil serão para operações logísticas e 875 para tecnologia, enquanto os demais serão distribuídos em outros setores, segundo a empresa.

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