Meirelles diz que País deve sair da recessão no 1º semestre

2 fev 2017 - 08h03
(atualizado às 08h07)
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, defende mudança na Previdência Social como próxima etapa da reforma fiscal. Ele falou durante seminário sobre Infraestrutura e Desenvolvimento do Brasil, no auditório da entidade
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, defende mudança na Previdência Social como próxima etapa da reforma fiscal. Ele falou durante seminário sobre Infraestrutura e Desenvolvimento do Brasil, no auditório da entidade
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nessa quarta-feira (1º) que a economia brasileira deverá sair da recessão ainda no primeiro semestre de 2017 e que o desempenho da economia no último trimestre deste ano registre um crescimento de aproximadamente 2% em relação aos últimos três meses de 2016.

"A nossa expectativa é que sim, sai da recessão, significando que [a economia do País] crescerá a uma taxa moderada no primeiro trimestre, mas já entra em uma trajetória de crescimento durante o ano e consolidando isso, nós teremos um crescimento", disse o ministro em evento organizado pelo banco de investimento Credit Suisse na capital paulista.

Publicidade

Segundo Meirelles, a expectativa do governo é que a recuperação da economia ocorra sem o  "padrão voo de galinha", de altos e baixos acentuados. "[A expectativa é] o Brasil, durante o correr do ano, entrar em uma rota de crescimento sustentado e sustentável, que significa o seguinte: é importante que nós possamos de fato nos livrar de uma vez por todas desse padrão voo de galinha, o Brasil crescer alguns anos e depois cai o crescimento e entra em uma recessão", disse.

Para o ministro da Fazenda, o ajuste fiscal e as reformas que estão sendo implementadas pelo governo farão com que o País consiga evitar ciclos acentuados de melhora e queda do desempenho da economia. "Temos que entrar em uma rota de crescimento estável. Tem ciclos econômicos, é normal, é inevitável, mas sair desse padrão de ciclos acentuados de crescimento e queda. E isso vem como resultado da evolução na solução dos problemas fundamentais, do ajuste fiscal", destacou.

Aos investidores, Meirelles disse que a retomada econômica já é perceptível e que os resultados de desempenho de diversos setores já começam a mostrar que o País está saindo da recessão. "Tirar o Brasil desta crise é fundamental e isso já está acontecendo. Diversos setores já começaram a crescer em dezembro. Automóvel já cresceu, também transporte pesado, relacionado a isso, pedágio de transporte pesado nas rodovias e pedágio de transporte leve. A produção industrial cresceu no mês de dezembro, o que significa que o país já está em um processo de retomada", avaliou.

Inflação

Sobre a inflação, Meirelles disse que o índice tende a cair no longo prazo como resultado das reformas promovidas pelo governo que impedem a expansão fiscal. Ele ressaltou que a economia brasileira vem mostrando uma maior eficiência e maiores índices de produtividade.

Publicidade

"A questão de segurança jurídica de diversas atividades está sendo endereçada, e também essa questão toda de eficiência e produtividade da economia. Quer dizer, tudo isso faz com que a tendência, a longo prazo, seja uma queda da taxa de juros estrutural da economia e também uma queda da inflação. Não há dúvida que o Brasil está caminhando para a normalidade", acrescentou.

Veja também

O impressionante momento em que camionete em alta velocidade se choca com ônibus nos EUA
Video Player
Agência Brasil
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se