Lucro do BV cresce 6% no 2º tri, mesmo com menos financiamento automotivo

9 ago 2022 - 18h39

O banco especializado em financiamento para compra de carros usados e crédito para empresas BV anunciou nesta quarta-feira que teve lucro recorrente de 412 milhões de reais no segundo trimestre, alta de 6% sobre um ano antes.

A carteira de crédito da instituição controlada pelo Banco do Brasil e pelo grupo Votorantim fechou junho em 76,6 bilhões de reais, alta de 4,7% em um ano.

Publicidade

Por um lado, a carteira de empréstimos para compra de veículos encolheu 3,8%, a 40,2 bilhões de reais, refletindo o cenário de juros e inflação em alta no país.

Em contrapartida, o BV registrou forte desempenho de nos empréstimos para compra de painéis solares, com alta de 137%, e pela antecipação de recebíveis para empresas pequenas e médias (+40% ano a ano). A carteira para empresas com receita anual de 300 milhões e 1,5 bilhão de reais cresceu 6,6%.

No conjunto, o índice de inadimplência acima de 90 dias alta de 0,2 ponto percentual na base sequencial, para 4,3%, com destaque para a carteira do varejo, com índice 5,5%, alta de 0,4 ponto percentual, também comparada ao trimestre anterior.

Segundo o diretor financeiro do BV, Ronaldo Helpe, o banco também foi favorecido pela melhora recente do mercado de carros usados, que teve em julho seu melhor mês de vendas no ano, mas a melhora deve ser dar de forma gradual, dada a expectativa de que o quadro de juros e inflação altos deve se prolongar até meados de 2023.

Publicidade

Helpe disse perceber um processo de alongamento dos prazos de financiamento para compra de veículos, da média 48 para 60 meses, e a expectativa de que os índices de inadimplência possam subir um pouco mais nos próximos meses.

"Mas não deve ter oscilações muito maiores do que a gente teve até aqui", afirmou ele.

O BV, que no ano passado cancelou planos de uma listagem em bolsa devido ao cenário mais adverso do mercado de capitais, fechou o segundo trimestre com rentabilidade sobre o patrimônio líquido de 13,9%, estável em relação ao mesmo período de 2021.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações