Oferecimento

Liquidação de títulos da zona do euro dá pausa, mas preços do petróleo continuam pressionando

19 ago 2026 - 07h19

A liquidação de títulos ‌públicos da zona do euro, que levou aos rendimento aos níveis mais altos em mais de uma década, dava uma pausa nesta quarta-feira, enquanto o mercado de Treasuries se estabilizava, embora a alta nos preços ⁠do petróleo limite o alívio.

A taxa de rendimento do ‌Bund alemão de 10 anos, referência para a zona do euro que atingiu o pico em ‌15 anos na terça-feira devido à ‌preocupação dos investidores com o aumento dos preços ⁠da energia e dos endividamentos públicos, caía 1 ponto-base, para 3,247%.

Publicidade

O rendimento dos títulos de 30 anos do país recuava 1 ponto, para 3,762%, após também ter atingido seu maior nível desde 2011 no dia ‌anterior. Os rendimentos se movem inversamente aos preços.

Investidores e ‌analistas afirmaram que ⁠um pequeno ⁠rali nos Treasuries, o mercado global de títulos dominante que influencia ⁠o resto do ‌mundo, estava contribuindo para ‌melhorar o ânimo do mercado.

Os rendimentos dos Treasuries de 10 anos fecharam a terça-feira com queda de 2 pontos-base, após atingirem o maior nível ⁠desde o início de 2025, na esteira de dados mais fracos do que o esperado sobre a construção de moradias e a produção industrial. Nesta quarta-feira, eles caíam mais 2 ‌pontos-base.

"Os mercados de títulos estão mostrando sinais tímidos de estabilização", disse Hauke Siemssen, estrategista de taxas do ⁠Commerzbank. "No entanto, os rendimentos ultrapassaram níveis cruciais."

Publicidade

Os preços do petróleo permaneciam elevados, no entanto, com o Brent subindo 1%, para US$91,60, próximo de sua maior cotação desde o final de julho.

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou na terça-feira que não havia negociações em andamento com o Irã e insistiu que o Estreito de Ormuz estava aberto, contrariando a afirmação do Irã de que a via navegável permanece fechada e aumentando a pressão de alta sobre os preços da energia.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se