A maioria dos índices de ações europeus encerrou em alta nesta segunda-feira, sustentados por ganhos no setor financeiro, antes da divulgação de balanços de grandes bancos nesta semana.
O índice pan-europeu STOXX 600 foi negociado de forma instável durante a maior parte da sessão e fechou em alta de 0,20%, a 609,57 pontos -- e alcançou o maior nível em mais de uma semana. O setor de bancos liderou os ganhos setoriais, com uma alta de 1% cada.
Os balanços de vários bancos importantes, como o alemão Deutsche Bank e o britânico Lloyds , estão marcados para serem divulgados nesta semana e a expectativa é de que os lucros do setor financeiro em geral aumentem 4%, de acordo com dados compilados pela LSEG na quinta-feira.
O setor de tecnologia também será examinado em busca de sinais de monetização da inteligência artificial quando os pesos pesados do setor nos EUA, como a Microsoft e a Apple , divulgarem seus resultados nesta semana.
"Ativos de risco tendem a avançar no início de um novo ano, mas isso pode passar por uma reavaliação quando os dados e os balanços corporativos começarem a ser divulgados. Essa é provavelmente a principal vulnerabilidade no momento", disse Jeremy Batstone-Carr, estrategista europeu da Raymond James.
Operadores ainda estavam se recuperando da incerteza comercial entre os EUA e a UE na semana passada, desencadeada por uma disputa sobre a Groenlândia, ao mesmo tempo em que pesavam as implicações de longo prazo das tarifas dos EUA sendo usadas como moeda de troca em um assunto não relacionado.
Os preços do ouro e da prata, ativos considerados seguros, subiam, fazendo com que as ações de mineração subissem 1,6%, atingindo o maior nível do índice desde junho de 2008.
Limitando os ganhos, houve uma queda de 1,6% nas ações de defesa .
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,05%, a 10.148,85 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,13%, a 24.933,08 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,15%, a 8.131,15 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,26%, a 44.950,32 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,78%, a 17.680,50 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,23%, a 8.577,23 pontos.