RIO - A Gol Linhas Aéreas Inteligentes informou, em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no domingo, 25, que a presidência do conselho de administração da companhia será exercida temporariamente por Antonio Kandir, que ocupa atualmente a vice-presidência da empresa.
A nomeação ocorreu após a morte na manhã de sábado, 24, do fundador e presidente do conselho de administração Constantino Júnior. O empresário da aviação tinha 57 anos e lutava contra um câncer há anos.
A empresa diz que não há interrupção nas atividades diárias e "as operações, a estratégia e os compromissos da Companhia permanecem inalterados e continuam sob a liderança dos seus diretores, membros do Conselho de Administração e demais integrantes da equipe executiva da Companhia".
"Todos do Grupo Gol, seus conselheiros, diretores e colaboradores manifestam seus sinceros sentimentos à família, amigos e a todos que conheciam e admiravam, como nós, o exemplo e a liderança do Sr. Constantino Júnior. O Sr. Constantino Júnior era um líder visionário cuja integridade, discernimento e compromisso inabalável moldaram a Gol durante períodos de transformação e crescimento", diz a companhia aérea.
Constantino Júnior e a família iniciaram a Gol há 25 anos. "Os princípios estabelecidos por seu fundador fizeram a companhia crescer e hoje fazer parte de um grupo internacional", disse a empresa em nota após a morte de Constantino.
Além de ocupar a liderança na Gol, o empresário também era membro do Conselho de Administração e um dos fundadores do Grupo ABRA, uma holding de aviação que controla a Gol e a Avianca, companhia colombiana de aviação.
Constantino Júnior era filho do empresário Nenê Constantino e irmão do também empresário Henrique Constantino.
Apaixonado por aviação, ele fundou a Gol em 2001, assumindo o cargo de Diretor-Presidente (CEO) da companhia aérea. Em 2004, tornou-se membro do Conselho de Administração da empresa e, em 2012, assumiu o cargo de Presidente do Conselho de Administração.
Constantino Júnior também era apaixonado por automobilismo e foi piloto na Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, chegando a ser vice-campeão na categoria em 2008, e campeão em 2011.