O Parlamento Europeu adiou para a próxima semana a decisão de retomar ou não os trabalhos sobre o acordo comercial da União Europeia com os Estados Unidos, que havia sido suspenso em protesto contra as exigências do presidente norte-americano, Donald Trump, de adquirir a Groenlândia e as ameaças de tarifas sobre os aliados europeus.
"A equipe de negociação do Parlamento Europeu se reunirá novamente na próxima quarta-feira, 4 de fevereiro, para reavaliar a situação", disse o parlamentar europeu Bernd Lange nesta segunda-feira em um post no X.
A assembleia da UE tem debatido propostas legislativas para remover muitas taxas de importação da UE sobre produtos dos EUA, uma parte fundamental do acordo firmado em Turnberry, Escócia, no final de julho, bem como para continuar com taxas zero para lagostas dos EUA, inicialmente definido com Trump em 2020. As propostas precisam ser aprovadas pelo Parlamento e pelos governos da UE.