Índice STOXX 600 sobe com impulso de setores de tecnologia e bancário, enquanto petróleo recua

21 set 2026 - 14h37
Resumo
O índice pan-europeu STOXX 600 subiu 1% nesta segunda-feira, impulsionado pelos setores bancário e de tecnologia, que avançaram 1,7% cada com o apetite por risco e o entusiasmo por inteligência artificial. A queda nos preços do petróleo aliviou temores inflacionários, enfraquecendo as ações de energia. As principais bolsas europeias fecharam em alta, enquanto a farmacêutica Novo Nordisk recuou 7,7% devido a incertezas sobre preços e patentes.

Uma recuperação nos ‌papéis dos grandes bancos e das empresas de tecnologia impulsionou as ações europeias nesta segunda-feira, enquanto os preços do petróleo caíram pela quarta sessão consecutiva, fortalecendo o apetite pelo risco no mercado.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou com alta de 1%, registrando seu maior salto diário desde 2 de julho. A maioria ⁠das bolsas regionais também encerrou o dia em alta.

Publicidade

O movimento marca um início positivo ‌para a semana, com investidores avaliando se a retração do petróleo bruto pode amenizar as pressões inflacionárias. O Banco Central Europeu elevou as taxas de juros ‌no início deste mês para combater a inflação, ‌à medida que a forte dependência das importações de combustível deixa ⁠as economias regionais expostas às oscilações nos preços do petróleo.

As ações de bancos estavam entre as que mais valorizaram, com alta de 1,7%. O Société Générale subiu 1,7% e o Banco BPM registrou alta de 4,3%, com este último subindo após especulações da mídia de que o UniCredit e o Crédit Agricole ‌estariam avaliando uma ação conjunta em relação ao banco italiano.

As ações do setor de ‌tecnologia avançaram 1,7%, à medida ⁠que o renovado ⁠interesse pela inteligência artificial impulsionou ações ligadas ao setor de chips, como a Soitec e ⁠a Aixtron.

No entanto, as ações do ‌setor de energia recuaram 0,8%, ‌conforme os futuros do petróleo Brent caminhavam para sua maior sequência de perdas diárias desde junho, após relatos sugerirem que um volume de oferta acima do esperado estava saindo do Golfo, apesar do conflito em curso com ⁠o Irã. [O/R]

Publicidade

O DAX da Alemanha subiu 1,1%, com investidores assimilando os resultados das eleições estaduais no nordeste da Alemanha, onde as projeções indicavam que o partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha emergia como o maior partido.

A Novo Nordisk foi a maior perdedora ‌no STOXX 600, com uma queda de 7,7%, com seus executivos enfrentando perguntas difíceis sobre o poder de fixação de preços da farmacêutica e sua estratégia ⁠de negociações, diante do vencimento iminente de patentes, durante o "Capital Markets Day" da empresa.

As ações da empresa de biotecnologia Ipsen caíram mais de 5% depois que a Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla inglês) aprovou a versão genérica da Amneal do medicamento de grande sucesso da empresa, o Somatuline.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 1,02%, a 641,93 pontos.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,75%, a 10.739,01 pontos.

Publicidade

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,07%, a 25.575,01 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,92%, a 8.138,94 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,60%, a 52.371,54 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,08%, a 19.724,40 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,79%, a 9.617,39 pontos.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações