Oferecimento

Especialista aponta cinco sistemas que fazem uma empresa crescer de forma eficaz

Metodologia combina empreendedor, liderança e plataforma própria para operacionalizar 5 sistemas essenciais e superar a capacitação pontual

18 nov 2025 - 16h25
(atualizado às 18h03)
Resumo
Especialista destaca que ter um sistema de gestão eficaz em cinco áreas essenciais - financeiro, cultura e contratação, operação, vendas e liderança - é crucial para o crescimento sustentável das empresas, superando limitações de capacitações pontuais.
Foto: Divulgação

Levantamento do Sebrae mostra que, embora 68% dos pequenos empresários brasileiros participem de mentorias e programas de capacitação, menos de 20% conseguem aplicar o que aprendem na rotina da empresa. Para o consultor de gestão Thiago Oliveira, esse é o ponto central que explica por que tantas empresas permanecem estagnadas, mesmo após grandes investimentos em aprendizado.

“Imersão e mentoria são boas, ajudam e funcionam, mas não mudam uma empresa sozinhas. O que transforma de fato é ter um sistema de gestão que funcione, que organize a operação e envolva o time”, afirma Oliveira, fundador da Saygo, holding especializada em comércio exterior e desenvolvimento de negócios.

Publicidade

O empresário, que há anos atua com formação de líderes e gestão corporativa, explica que toda empresa precisa operar de forma estruturada em cinco frentes: financeiro, cultura e contratação, operação, vendas e liderança. Segundo ele, a ausência desses pilares é o que impede o crescimento sustentável. “A maioria das empresas quer escalar, mas sem processo. Crescer sem estrutura é uma armadilha”, completa.

Para resolver  essa lacuna, Thiago desenvolveu uma plataforma de gestão aplicada, que está em fase de testes com empreendedores de diferentes segmentos. Ele define o projeto não apenas como um produto, mas como um “movimento”. “Chamamos de movimento porque a metodologia que criamos trabalha o empreendedor e o negócio ao mesmo tempo. Quando os sistemas funcionam, a empresa cresce”, explica.

A proposta é que a mentoria não se limite à inspiração. “O que estamos fazendo na prática é implantar o sistema junto com o empreendedor e a liderança. Não adianta o dono aprender e o resto da equipe ficar de fora. Todo o conhecimento precisa ser aplicado em conjunto”, diz.

O modelo inclui rituais semanais, reuniões de acompanhamento e observação prática. “Tudo o que eu ensino, nós fazemos juntos, e eles veem dentro da minha própria empresa como isso acontece. É a primeira mentoria na prática, em que o empreendedor acompanha a vida real de uma operação funcionando”, reforça Oliveira.

Publicidade

Ele destaca ainda que o principal desafio das empresas não é a falta de ideias, mas de método. “As pessoas querem mudar, mas não têm sistema. Quando você aplica um sistema de gestão que conecta estratégia e execução, o resultado aparece”, conclui.

Homework
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações