Oferecimento

Dezenas de milhares de pessoas protestam na Holanda contra ações de Israel em Gaza

15 jun 2025 - 15h09

Dezenas de milhares de manifestantes, incluindo famílias com crianças, reuniram-se neste domingo na Holanda para protestar contra o cerco de Israel a Gaza e contra a política do governo holandês em relação à guerra.

A segunda grande manifestação em um mês reuniu cerca de 150.000 pessoas em Haia, de acordo com os organizadores. Os participantes se vestiram de vermelho para formar uma "linha vermelha" contra os ataques contínuos de Israel e os supostos crimes de guerra cometidos contra os palestinos.

Publicidade

Os manifestantes cantaram, fizeram discursos e marcharam em frente ao Tribunal Internacional de Justiça, que está analisando um processo movido pela África do Sul que acusa Israel de genocídio. No ano passado, o tribunal determinou que Israel interrompesse uma ofensiva militar na cidade de Rafah, no sul de Gaza, e permitisse o acesso de ajuda humanitária.

Israel nega as acusações de crimes de guerra e genocídio, alegando que sua campanha é de autodefesa e tem como alvo o grupo militante palestino Hamas.

A guerra em Gaza começou há 20 meses, após militantes liderados pelo Hamas invadirem Israel, sequestrarem 251 pessoas e matarem 1.200, a maioria civis, em 7 de outubro de 2023.

Desde então, a investida militar de Israel matou cerca de 55.000 palestinos, a maioria civis, segundo autoridades de saúde em Gaza, e arrasou grande parte da faixa densamente povoada, que abriga mais de dois milhões de pessoas. A maior parte da população está deslocada, e a desnutrição é generalizada.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações