A confiança empresarial da Alemanha caiu inesperadamente em dezembro, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira, uma vez que a maior economia da Europa continua a ter dificuldades para crescer.
O instituto Ifo disse que seu índice de clima de negócios caiu para 87,6 neste mês, de um valor ligeiramente revisado para baixo de 88,0 em novembro. Analistas consultados pela Reuters previam aumento para 88,2.
"Este ano não há presentes para a economia alemã", disse Klaus Wohlrabe, chefe de pesquisas do Ifo.
A Alemanha tem se esforçado para recuperar o ímpeto este ano, com previsão de crescimento apenas modesto após dois anos de contração.
"Para a economia alemã, o ano terminou como começou: com uma leitura decepcionante do índice Ifo", disse Carsten Brzeski, chefe global de macro do ING.
A queda no Ifo de dezembro coincide com o recuo do PMI Composto e sugere que a tão esperada recuperação econômica ainda não se concretizou, com os planos de estímulo fiscal do governo ainda sem um impacto significativo, disse Franziska Palmas, economista sênior para a Europa da Capital Economics.
As empresas estão olhando de forma mais pessimista para o primeiro semestre de 2026, disse o presidente da Ifo, Clemens Fuest.
O indicador da situação atual permaneceu inalterado, com o ano terminando sem nenhum otimismo, acrescentou Fuest.