Oferecimento

Alcolumbre diz que CPMI do INSS será instalada na próxima semana após acordo com Motta

Comissão irá apurar descontos indevidos em aposentadorias e pensões do instituto

13 ago 2025 - 19h08
(atualizado às 19h10)

BRASÍLIA - O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou nesta quarta-feira, 13, que a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar descontos indevidos em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será feita "impreterivelmente" na próxima semana. Segundo ele, a data faz parte de um acordo com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

"Nossa expectativa era que, ainda no dia de hoje, pudéssemos instalar. Ainda há pouco, falei com Hugo Motta e ele me pediu que pudéssemos fazer a CPMI na próxima semana impreterivelmente. Este é o meu desejo, acordado com o presidente Hugo", declarou Alcolumbre durante sessão nesta quarta-feira, 13.

Publicidade
Segundo Alcolumbre, houve uma conversa ontem, 12, entre ele, Motta e o senador Omar Aziz (PSD-AM), para que as indicações dos membros da CPMI do INSS fossem feitas até hoje
Segundo Alcolumbre, houve uma conversa ontem, 12, entre ele, Motta e o senador Omar Aziz (PSD-AM), para que as indicações dos membros da CPMI do INSS fossem feitas até hoje
Foto: Andressa Anholete/Agência Senado / Estadão

Segundo Alcolumbre, houve uma conversa ontem, 12, entre ele, Motta e o senador Omar Aziz (PSD-AM), para que as indicações dos membros fossem feitas até hoje.

"Conversei hoje com Hugo Motta. Conversei ontem com o senador Omar Aziz, que é o indicado do Senado para presidir a CPMI, e o presidente Hugo Motta nos assegurou que ainda hoje os líderes da Câmara fariam as indicações para que pudéssemos instalar a CPMI", disse.

Operação Sem Desconto

A Operação Sem Desconto teve sua primeira fase deflagrada pela PF em 23 de abril, em uma ação que afastou o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e apontou suspeitas de descontos irregulares bilionários dos beneficiários.

Esses descontos, de acordo com as apurações, foram feitos de forma irregular por uma atuação de associações e sindicatos de aposentados em conjunto com integrantes do INSS. Essa primeira fase cumpriu 211 mandados de busca e apreensão.

Publicidade

A investigação tramita por meio de diferentes inquéritos abertos em diversos Estados, que miram diferentes sindicatos envolvidos nas fraudes.

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se