A AirAsia X planeja uma encomenda significativa de jatos pequenos, à medida que adiciona novas rotas e voos para viajantes que visitam a Ásia pela primeira vez, enquanto cancela sua encomenda de 15 aeronaves Airbus A330neo maiores, disse o cofundador da companhia aérea malaia nesta quarta-feira.
Tony Fernandes, presidente-executivo da controladora Capital A, que recentemente reestruturou seu braço de aviação, disse que a escolha entre os modelos regionais da Airbus e da Embraer será anunciada no próximo mês e será maior do que o relatado anteriormente.
A encomenda deveria ter sido anunciada no final do mês passado, mas fontes do setor afirmaram que ela foi adiada enquanto a companhia aérea de baixo custo concluía as negociações sobre o financiamento.
"Acho que estamos chegando ao fim dessa jornada e, no próximo mês, anunciaremos o vencedor da campanha", disse Fernandes à Reuters.
Fontes do setor afirmaram que a AirAsia está prestes a encomendar até 150 dos menores jatos A220 da Airbus, incluindo encomendas firmes de 100 jatos e 50 opções. Fontes afirmaram que agora isso poderia ser ampliado para 150 encomendas firmes.
A AirAsia também está em vias de concretizar uma encomenda de 50 jatos de longo curso e corredor único Airbus A321XLR, afirmou Fernandes.
O executivo da companhia aérea falou em uma entrevista após anunciar planos para um novo hub de baixo custo no Oriente Médio, no Barein.
Fernandes disse que a AirAsia, que não se beneficiou de ajuda governamental durante a pior crise do setor, está pronta para retomar o crescimento, mas "não à custa das margens".