Brasil exportou 5,1 milhões de toneladas de carne de frango em 2023

O Japão é o principal destino das exportações de carne de frango, com 55,9 mil toneladas importadas. Em seguida, China, aparece a China com 50,3 mil toneladas

29 mar 2024 - 12h27

O Brasil é o país líder na exportação e na produção de carne de frango para mais de 150 países, encerrando 2023 com 5,138 milhões de toneladas enviadas ao exterior, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Japão e China foram os países que mais importaram carne de frango do Brasil
Japão e China foram os países que mais importaram carne de frango do Brasil
Foto: Canva Fotos / Perfil Brasil

No ano passado, as exportações do agronegócio brasileiro somaram US$ 166,55 bilhões, o que representou um aumento de US$ 7,68 bilhões em relação ao ano anterior.

Publicidade

Esses números da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), reforçam que a produção de alimentos do Brasil tem boa aceitação em várias regiões do mundo.

Principais destinos das exportações de frango

Em dezembro, o Japão assumiu a liderança como principal destino das exportações de carne de frango do Brasil, com 55,9 mil toneladas importadas. Em seguida, a China importou 50,3 mil toneladas, Emirados Árabes Unidos, 44,3 mil toneladas, Arábia Saudita, 39,5 mil toneladas, e África do Sul, 31,2 mil toneladas.

Além da carne, os ovos produzidos nas granjas brasileiras são os preferidos dos estrangeiros. Também em 2023, ainda segundo a ABPA, as exportações brasileiras de ovos chegaram a um total de 25,4 mil toneladas embarcadas, número que supera em 168,1% o total exportado no mesmo período do ano passado, com 9,5 mil toneladas.

O Brasil segue rigorosos protocolos de controle sanitário para garantir a qualidade tanto do frango quanto do ovo produzidos. Esse é um compromisso do governo federal, estados e municípios em garantir a qualidade do insumo que vai para a mesa dos brasileiros e que também é exportado.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se