As ações europeias ficaram estáveis nesta quinta-feira, com os mercados avaliando o progresso em direção a uma possível solução para o conflito no Oriente Médio enquanto investidores examinava uma nova série de balanços corporativos.
O índice pan-europeu STOXX 600 terminou estável em 616,95 pontos.
Cresceu o otimismo de que a guerra com o Irã pode estar próxima do fim, embora Teerã tenha alertado que o destino de seu programa nuclear continua sem solução.
O STOXX 600 está perto de recuperar todas as perdas sofridas desde o conflito. Ainda assim, persistiam as preocupações sobre como os aumentos sustentados nos preços do petróleo podem pesar sobre as economias europeias, que dependem muito da energia importada.
"Para a Europa, o mercado de ações não é necessariamente um reflexo da economia em geral, que é muito mais influenciada por setores que tendem a ser afetados negativamente pelo aumento dos preços da energia", disse Stephan Kemper, estrategista-chefe de investimentos do BNP Paribas Wealth Management.
Com a temporada de balanços corporativos europeus em pleno andamento, os investidores buscaram percepções cruciais sobre o impacto das incertezas geopolíticas atuais.
Entre os setores, os de tecnologia e energia impulsionaram o índice, subindo 1,5% e 0,7%, respectivamente.
As empresas de software obtiveram ganhos, com a alemã SAP em alta de 3,5% enquanto a Dassault Systemes e a Capgemini avançaram mais de 2,5%.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,29%, a 10.589,99 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,36%, a 24.154,47 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,14%, a 8.262,70 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,27%, a 48.026,94 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,53%, a 18.089,50 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,21%, a 9.232,52 pontos.