Acabou a novela e também a expectativa de um aumento gigantesco de audiência na faixa mais nobre da Globo.
‘Vale Tudo’ fechou os 173 capítulos com 23.4 pontos de média, apenas 10% acima do índice geral da antecessora, ‘Mania de Você’.
Ficou bem abaixo dos remakes de ‘Pantanal’ (29.7 pontos) e ‘Renascer’ (25.5), e de folhetins rejeitados ou problemáticos, a exemplo de ‘O Sétimo Guardião’ (28.8), ‘A Lei do Amor’ (27.2) e ‘Babilônia’ (25.4).
O folhetim patinou no Ibope da estreia, no fim de março, até o início de julho. A arrancada começou somente depois do capítulo 80. Atingiu a marca dos sonhos — 30 pontos de média — apenas no capítulo da morte de Odete Roitman (Débora Bloch) em 6 de outubro.
A inexplicável enrolação que se seguiu ao crime fez ‘Vale Tudo’ perder fôlego. O penúltimo capítulo registrou 27.8 pontos, índice menor do que o registrado em algumas noites da semana anterior.
O último recebeu 29 pontos do ‘Jornal Nacional’. Marcado pelo anticlímax com a revelação de que Marco Aurélio (Alexandre Nero) atirou na vilã (que depois reapareceu viva), chegou ao pico de 30.5, de acordo com dados prévios. A média consolidada será conhecida na segunda-feira à tarde.
Mas o sucesso de uma novela não é medido apenas pelos números aferidos pelo ‘peoplemeter’ e ‘focal meter’, aparelhos usados pela Kantar Ibope para monitorar o consumo de TV nos domicílios selecionados.
O engajamento nas redes sociais se tornou igualmente relevante. Neste aspecto, ‘Vale Tudo’ conseguiu ser um fenômeno de popularidade, com 287 milhões de interações em um único mês, segundo levantamento da Ativaweb Inteligência Digital.
E, no velho boca a boca, não se falou outra coisa.