Não é de hoje que a Globo tem mudado a faixa etária dos atores em suas obras de ficção. Se até pouco tempo atrás, artistas veteranos dominavam as novelas com papeis de destaque, hoje muitos desses nomes consagrados aparecem pouco ou são relegados a participações especiais. A mudança, vista por muitos como uma inversão injusta, tem provocado críticas e debates no meio artístico.
Incomodado com esse cenário, Marcus Montenegro, empresário artístico com cerca de 40 anos de atuação no setor, decidiu agir. Líder da campanha 'Eu quero veteranos na TV', ele tem conseguido novos apoiadores a cada dia para mudar esse cenário. O movimento há começa a surtir efeito, na Globo.
"A própria TV Globo já fez uma ação de recadastramento dos atores veteranos para ver como eles estão, e estão sendo convocados em um volume maior. Mas é uma consciência que retorna ao mercado sobre como eles são decisivos na qualidade de uma obra, importantes no desenvolvimento de uma narrativa.", disse ele em entrevista para o jornal Extra.
Responsável por campanha na Globo se incomoda com influenciadores
Marcus também pontua quando surgiu a iniciativa de defender a importância dos veteranos na dramaturgia. "Eu tomei essa iniciativa porque, em 2015, percebi o início da jovialização da televisão brasileira na dramaturgia e comecei a ver a estrutura mudando. Antigamente, 80% dos elencos eram 40+, 20% eram os jovens protagonistas. Quando havia um casal jovem, havia também um casal maduro. E, aos poucos, essa proporção fo...
Matérias relacionadas