Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

Homem de confiança da família Marinho ganha matéria no ‘JN’

Merval Pereira faz crítica indireta a Jair Bolsonaro ao tomar posse como presidente da Academia Brasileira de Letras

3 dez 2021 10h38
Compartilhar
Merval Pereira é um dos jornalistas mais temidos pela classe política
Foto: Reprodução/TV

Comentarista da GloboNews, Merval Pereira é o novo presidente da Academia Brasileira de Letras. A eleição aconteceu na quinta-feira (2), na sede da instituição, no Rio. O prestígio do jornalista o fez ganhar matéria de quatro minutos no ‘Jornal Nacional’.

Ao conversar com a repórter Lília Telles, o imortal citou indiretamente os ataques do governo de Jair Bolsonaro contra escritores, imprensa e artistas em geral. “Os tempos exigem mais de nós agora. Na defesa da cultura, da diversidade. É uma atitude que não é política, no sentido partidário, mas é política no sentido de defender valores que são muito importantes para a Academia Brasileira de Letras”, disse.

Publicidade

“Um dos objetivos (da ABL) é preservar a cultura nacional. E você não preserva a cultura nacional sem estimular a diversidade, sem combater a censura, sem combater a tentativa de limitar a leitura com o aumento de impostos para livros”, ressaltou o escritor, de 72 anos, membro da instituição desde 2011.

Recém-eleitos para a Academia, o cantor Gilberto Gil e a atriz Fernanda Montenegro participaram da cerimônia de votação. “Nós estamos numa hora bem complexa, bem destituída dentro do nosso sistema cultural de atendimento às artes, e eu acho que ele (Merval) vai ser certamente um ativista. Trazer a liberdade de presença cultural”, opinou a artista.

No Grupo Globo desde 1968, Merval Pereira faz parte do Conselho Editorial da companhia, onde são definidos os posicionamentos replicados em jornais, revistas, portais de notícias, rádios e nos canais de TV. É um dos poucos homens de confiança do clã Marinho. Possui influência direta sobre os herdeiros e os diretores.

Respeitado e temido, o jornalista – autor de ‘O Lulismo no Poder’ e o recém-lançado ‘Desafios da Democracia’, entre outros títulos – costuma fazer críticas contundentes contra Jair Bolsonaro na GloboNews, na CBN e em O Globo. “É o pior presidente que já tivemos”, afirmou na TV e em artigo. O presidente da República já reclamou de Merval em público. A relação do novo líder da ABL com Lula é igualmente tensa.

Publicidade
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Está gostando da notícia? Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações