Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

Tiktoker brasileiro sofre agressão homofóbica em Lisboa

Lourenço Rodrigues usa as redes sociais para solicitar ajuda após ser ignorado por autoridades policiais portuguesas

2 dez 2021 11h55
Compartilhar
Lourenço Rodrigues anuncia que vai insistir no registro da denúncia por homofobia
Foto: Reprodução

“Eu preciso de ajuda jurídica. Fui fazer uma denúncia e tive o atendimento negado”, contou Lourenço Rodrigues, dono do perfil @oifizumvlog no Instagram e TikTok. Gaúcho radicado em Lisboa, o criador de conteúdo afirma ter sido vítima de um ataque de homofobia.

“Eu estava na porta da minha casa, um homem passou por mim e ficou gritando ‘gay, gay, gay’, fazendo assim (gesto de sexo oral) com a boca. Eu falei para ele: ‘Sim, sou gay, qual o problema?’ Ele deu um cuspe no meu olho e a mulher dele me deu um tapa na cara”, relatou em vídeo.

Publicidade

“Eu não reagi. Ele botou a mulher na minha frente. Não vou bater em mulher, por mais que esteja sendo homofóbica. Voltei para casa, tentei me acalmar... Nem no Brasil passei por situação tão ridicularizante, tão humilhante na minha vida.”

Lourenço afirma ter ligado para o número da emergência policial. “Riram da minha cara. ‘Vai denunciar homofobia? Boa sorte’. Perguntei qual esquadra (delegacia da área) deveria ir. ‘Procura no Google.’ Esse é o atendimento a uma pessoa que acabou de sofrer agressão.”

Em um posto policial, o influenciador disse ter sido deixado do lado de fora, sob chuva, e não conseguiu a assistência solicitada. “Eu quero fazer um registro formal, quero que vá para a estatística de homofobia porque Portugal gosta muito de bater no peito e dizer que Lisboa é a cidade dos LGBTs”, explicou a seus seguidores.

Por conta da cusparada, Lourenço buscou atendimento médico por temer contaminação pelo coronavírus e ISTs (doenças sexualmente transmissíveis). Centenas de jovens manifestaram apoio ao brasileiro na área de comentários do TikTok e Instagram.

Publicidade

“Eu acredito que quanto mais gente denunciar, mais isso vai ser falado e, assim, talvez, discutido nas esferas políticas. Não podemos ficar quietos”, escreveu Lourenço em resposta a um apoiador. Em parte do conteúdo que cria, o ativista LGBTQIA+, seguido por mais de 500 mil pessoas, desmistifica a vida do imigrante brasileiro em Portugal e dá dicas a quem pretende se mudar para o País.

@oifizumvlog

#homofobia #homofobiaemportugal #pspportugal #ilga #portugal

♬ som original - Lourenço Rodrigues
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações