Tudo o que fazemos com nossos filhos, desde a forma como falamos com eles até o tipo de relação familiar que mantemos, inclusive com nossos próprios pais, influencia diretamente no desenvolvimento infantil. Mais do que isso: molda. E, muitas vezes sem perceber, podemos adotar comportamentos que acabam contribuindo para que nossos filhos se tornem crianças mimadas, acreditando que tudo lhes é devido!
Em muitos casos, esses comportamentos estão ligados ao tipo de criação que nós mesmos tivemos na infância.
Apesar de sutis, segundo especialistas como Tiffany Field (psicóloga referência mundial em desenvolvimento infantil), Bruce J. McIntosh (médico ligado à área de pediatria) e Frank R. Harris (pesquisador da área de educação infantil e psicologia do desenvolvimento, esses hábitos podem impactar negativamente o desenvolvimento das crianças, dificultando habilidades fundamentais como tolerância à frustração e resiliência.
Esses comportamentos parentais podem estar criando uma criança mimada sem que você se dê conta disso.
Você não faz com que eles arquem com as consequências dos próprios atos
Sem coerência, a criança fica tão perdida quanto os próprios adultos. Basta observar como funciona a sociedade: quando crescemos, precisamos lidar com as consequências das nossas ações. A coerência na criação é essencial porque ensina algo fundamental à criança: ações têm consequências. Isso não significa punição, mas sim consequência.
Segundo a Unicef, na chamada disciplina positiva, o foco não...
Matérias relacionadas