A história do rock é feita de encontros improváveis, mas poucos tinham potencial para serem tão bombásticos quanto uma possível união de Eddie Van Halen ao Kiss. Embora pareça um rumor alimentado por fãs, Gene Simmons, o vocalista, baixista e cofundador da banda americana, afirma que o revolucionário guitarrista realmente tentou entrar para o grupo no início dos anos 1980 — e foi formalmente "rejeitado".
O episódio ocorreu por volta de 1982, durante as gravações do álbum Creatures of the Night. Naquela época, o Kiss procurava um substituto para Ace Frehley, enquanto o Van Halen atravessava um período de tensão interna.
Segundo Simmons (via Guitar.com), Eddie Van Halen estava profundamente infeliz com os constantes conflitos com o vocalista David Lee Roth. Durante um almoço em Los Angeles, o guitarrista teria ido direto ao ponto:
"Gene, eu quero me juntar ao Kiss. Não aguento mais o Roth. Ele está me enlouquecendo. Preciso sair. Sei que vocês estão procurando um guitarrista solo. Vocês me querem na banda?"
Apesar da amizade e da admiração mútua — Simmons foi um dos primeiros a apostar no Van Halen e produziu sua demo de 1976 —, o baixista recusou a proposta quase de imediato. A razão não foi falta de habilidade, obviamente, mas exatamente o oposto.
Simmons explica:
"No Van Halen, havia muito espaço para o guitarrista se destacar. Simplesmente não havia esse espaço no Kiss, a menos que quiséssemos destruir a essência da. Eddie teria dominado tudo."
Ele acrescenta:
"Eu disse: 'Eddie, uma banda é pior que um casamento. Você vai ter altos e baixos e tudo mais. Mas com o Van Halen, tudo começa e termina com você - tudo gira em torno da guitarra. Aqueles riffs são a espinha dorsal da banda. Esse é o seu som'."
Embora Eddie tenha insistido, Gene Simmons manteve a posição e convenceu o amigo a voltar para a sua própria banda e resolver os problemas com David Lee Roth. Pouco tempo depois, o Van Halen lançaria o álbum 1984, o maior sucesso comercial da carreira do grupo, provando que o conselho de Simmons estava correto.
Paul Stanley nega história
Apesar do relato de Gene Simmons, o vocalista e guitarrista Paul Stanley tem uma visão diferente. Em declarações dadas durante uma edição do cruzeiro Kiss Kruise (via site Igor Miranda), Stanley desmentiu que Eddie tenha estado prestes a entrar na banda.
"Eddie Van Halen não chegou perto de entrar para o Kiss. Ele veio ao estúdio. Acho que havia algum conflito no Van Halen e ele veio só para ver o que estava rolando. Lembro que ele curtiu muito o solo da música 'Creatures of the Night'."
Stanley lembra que Eddie Van Halen estava fascinado por sintetizadores na época — o que seria o embrião do hit "Jump":
"Eddie estava curtindo teclados. Lembro que ele trouxe algumas demos em que estava trabalhando. Eu pensei: 'Esse cara é incrível na guitarra, o que ele está fazendo no teclado?'. Esse foi o começo de 'Jump' e tudo que veio depois. Mas Eddie nunca esteve perto de entrar para o Kiss."