Além de Roberto Carlos: João Gomes já cantou com outros ícones da MPB e teve 2025 histórico

Neste ano, artista inaugurou o Tiny Desk Brasil, foi um dos convidados do programa Roda Viva e venceu o Grammy Latino

29 dez 2025 - 13h00

O boné de couro e sucessos que envolvem melodias com flauta doce já são as marcas de João Gomes. O jovem artista de 23 anos, alçado à fama durante a pandemia da covid-19, rapidamente se consolidou como um dos mais relevantes da chamada nova MPB.

Publicidade

Na semana passada, entretanto, o pernambucano repercutiu por um outro motivo: ele participou do tradicional show de fim de ano do Roberto Carlos transmitido pela TV Globo. Na ocasião, o forrozeiro cantou de surpresa um trecho de A Volta, composição do Rei e de Erasmo Carlos.

Ao ver que Roberto Carlos não começou a cantar junto, João disse antes de deixar o palco: "Não vou lhe atrapalhar, não". O silêncio do rei e a reação do jovem artista viralizaram e renderam especulações sobre um suposto desconforto - que foi desmentido dias depois por João Gomes. Eles fizeram dueto com Eu tenho a senha e.

Não é a primeira vez que o nordestino se une com grandes nomes da Música Popular Brasileira. Gilberto Gil, Marisa Monte e Lulu Santos, ícones da MPB, já realizam parcerias com o cantor. Nesse ano, Zeca Pagodinho e Ivete Sangalo participaram da gravação de um DVD no Rio de Janeiro.

Prêmios e mídia: 2025 foi virada na carreira de João Gomes

Em outubro desse ano, João Gomes ganhou, pela primeira vez, o Grammy Latino como Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, com o álbum Dominguinho. Ele já tinha sido indicado duas vezes para a premiação que é considerada o "Oscar" da música.

Publicidade

Ele também foi o grande vencedor no Prêmio Multishow em quatro categorias: como Artista do Ano, Álbum do Ano, Capa do Ano e Forró e Piseiro do ano. O artista concorreu com outros grandes nomes, entre eles Ana Castela, Gaby Amarantos, Gilberto Gil, Liniker e o grupo de samba Menos é Mais.

Além disso, João Gomes foi o escolhido para a estreia do Tiny Desk Brasil, modelo de show acústico inspirado na tradição da NPR Music, rádio pública dos Estados Unidos, que foca em artistas alternativos. Em dois meses de lançamento no YouTube, o vídeo com Gomes tem de 4,6 milhões de visualizações.

Antes de finalizar o ano com o Rei, mais um ponto de destaque na carreira do vaqueiro em 2025: ser o convidado do Roda Viva, na TV Cultura, um dos programas mais tradicionais de entrevistas no Brasil.

Trajetória

João Gomes nasceu em Serrita, em Pernambuco, onde começou a cantar ainda criança no coral da igreja. Em 2019, começou a estudar para técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

Publicidade

A época em que cursava o ensino técnico também marcou o início da carreira de artista, quando ele gravava vídeos para a internet cantando forró. Em 2021, lançou o primeiro álbum de estúdio Eu tenho a senha. Ao todo, ele já tem 12 álbuns lançados desde então.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se