Simone celebra 30 anos de sucesso da música 'Então é Natal': 'Foi abraçada pelo povo brasileiro'

Canção é uma versão brasileira de Happy Xmas (War is over), de John Lennon e Yoko Ono

24 dez 2025 - 17h38
Simone lançou a música Então É Natal há 30 anos
Simone lançou a música Então É Natal há 30 anos
Foto: Reprodução/Instagram

No Brasil, a trilha sonora oficial da época natalina é a música Então É Natal, sucesso da cantora Simone que completa 30 anos em 2025. A artista celebra o fato de ser a voz de um hit atemporal e que marcou gerações e gerações de brasileiros.

"É bom saber que tenho espalhado o amor, pedir paz e tranquilidade através de uma música bem emblemática. Ela foi abraçada pelo povo brasileiro. O brasileiro ama o Natal, e essa música também", diz Simone em entrevista ao jornal O Globo.

Publicidade

Então É Natal faz parte do álbum 25 de Dezembro, disco de temática natalina lançado por Simone em 1995. A artista teve a ideia de criar um trabalho para as festas de fim de ano quando viajava por Nova York, nos Estados Unidos, e ouviu trabalhos de cantores estrangeiros que já haviam feito isso.

"Vi cantores mais famosos do mundo como Frank Sinatra, Nat King Cole cantando músicas de Natal. E falei: 'Vou fazer um!'. E essa música é a cereja do bolo do disco. Quando entrou, todo mundo abriu os braços para recebê-la."

A canção de mais sucesso do álbum é uma versão brasileira da música Happy Xmas (War Is over), composta e gravada por John Lennon e Yoko Ono em protesto contra a Guerra do Vietnã.

Simone relembra que foi a própria Yoko Ono quem liberou a versão em português da música e acredita que conseguiu a autorização porque a letra brasileira manteve os nomes das cidades japonesas Hiroshima e Nagasaki, destruídas por bombas atômicas ao final da Segunda Guerra Mundial.

Publicidade

"Gostaria de encontrá-la. Diria: 'Muito obrigada'. Tenho gratidão não só pela música, mas pelo trabalho deles. Já a vi na rua, no Central Park, depois da morte do John Lennon. Uma vez, na época dos protestos contra a guerra do Vietnã, eu estava lá", diz Simone sobre Yoko.

Além do sucesso conquistado com Então É Natal, Simone também comenta que foi alvo de críticas e de bullying por causa da canção. "Quando lancei o 25 de Dezembro, pegaram muito pesado. E isso com uma música que fez muito sucesso. Só de início o disco vendeu 3 milhões de cópias. Pediam para não ser tocada, me botaram com máscara no rosto como se eu fosse proibida de cantar. Isso não é uma coisa boa para ninguém, parece ditadura. E era uma ditadura, fui proibida de cantar em vários lugares. Mas ninguém tinha coragem de chegar e dizer", recorda.

Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se