8 exercícios para treinar slap no baixo

Para os ouvidos destreinados, o baixo muitas vezes pode passar despercebido em uma música. Sim, a falta dele deixa um vazio, mas nem sempre é fácil distinguir sua presença no meio de uma mix. Esse cenário muda quando o músico aprende como fazer slap no baixo! Essa técnica de baixo é um ótimo meio para […] The post 8 exercícios para treinar slap no baixo appeared first on Cifra Club.

23 jan 2022 - 11h03

Para os ouvidos destreinados, o baixo muitas vezes pode passar despercebido em uma música. Sim, a falta dele deixa um vazio, mas nem sempre é fácil distinguir sua presença no meio de uma mix. Esse cenário muda quando o músico aprende como fazer slap no baixo!

O slap é uma das técnicas de baixo mais notáveis e divertidas de fazer (Foto/Pexels)
O slap é uma das técnicas de baixo mais notáveis e divertidas de fazer (Foto/Pexels)
Foto: Cifra Club

Essa técnica de baixo é um ótimo meio para destacar o seu som, seja num solo, num trecho de música ou, às vezes, acompanhando uma faixa inteira. Fique sabendo que tal fundamento não é um bicho de sete cabeças. Com alguns exercícios introdutórios, já dá pra tirar um som bem legal!

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Como fazer slap no baixo?

E aí? Ficou interessado em evoluir no jogo e fazer o seu baixo se destacar? Então, continue com a gente, pois neste artigo vamos apresentar os exercícios fundamentais para você entender como fazer slap no baixo corretamente. Vamos lá!

1. Thumb

A tradução mais conhecida da palavra slap é "tapa", uma batida rápida, direcionada e imprevista. Com isso, entendemos a finalidade de tal técnica. A ideia não é dar tapas nas cordas, mas realizar um movimento veloz e bastante preciso, que irá criar uma sonoridade bem clara.

O primeiro passo é levantar o dedão da mão direita (para os destros), como num sinal de positivo, e bater na corda desejada com ele. É importante que o movimento seja feito com o pulso, ou seja, o dedo fica imóvel e o pulso gira até acertar a corda.

Depois da batida, o pulso retorna para a posição normal, fazendo com que o dedo volte, em um movimento de rebote. Se você deixar o dedo na corda ou muito próximo dela, a tendência é abafar o som, inutilizando o slap. Esse movimento se chama "thumb" (polegar) e é representado em partituras e tablaturas por T ou S.

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Outra dica fundamental é sempre tentar agir próximo da região do fim do braço do instrumento, para ter um som mais claro, nítido e com um timbre bacana.

2. Pausas

Tão importante quanto a mão direita para a execução do slap é a mão esquerda (ou ao contrário, para quem é canhoto). Os dedos que fazem as notas também devem ser usados para abafar qualquer som indesejado. Por isso, o segundo exercício é utilizar uma batida na corda por 1 tempo no compasso para, no tempo seguinte, a mão direita abafar a nota. Confira:

3. Ghost Notes

Quando você estiver confortável com o tempo, procure usar a mão para bater forte na corda ao abafar, criando o som de uma nota morta, um som percussivo. A prática de ghost notes, como são chamadas, será importante para exercícios futuros.

4. Popping

Agora é a hora de inserir mais um elemento fundamental do slap: a técnica de popping (ou pop). Ela consiste em usar o dedo indicador, o médio ou o anelar da mão direita para puxar alguma das cordas (normalmente as mais agudas) e soltá-las de forma que batam na escala. Este movimento de batida gera um som bem estalado e agudo. Na partitura e na tablatura, a execução deste fundamento é indicada por P.

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Vamos começar a usar o popping também de maneira simples: puxando as cordas indicadas no ritmo correto. Experimente os locais onde você se sente mais confortável para realizar esta técnica, mas lembre-se que iremos misturar o thumb e o pop em seguida. Por conta disso, fique próximo ao fim do braço do baixo.

5. Misturando as técnicas

Agora, é a hora de misturar as técnicas de thumb e de popping e começar a botar em prática como fazer slap no baixo. Uma das estratégias mais utilizadas é tocar uma nota usando o thumb e sua oitava usando o pop.

6. Hammer On e Pull Off

Uma opção legal aqui é usar Hammer On e Pull Off. O primeiro consiste em executar uma nova nota usando apenas a mão esquerda. Você toca uma nota e usa a força da mão esquerda para fazer soar uma segunda. Já o Pull Off trata-se de executar uma nota, retirar o dedo utilizado e, nesse movimento, fazer outra nota soar.

Confira Hammer on e Pull Off na prática pelo vídeo abaixo:

7. Tercinas

Depois que essas técnicas estiverem dominadas, é hora de usar seus conhecimentos de escalas ou mesmo as músicas de seu repertório para ir encontrando novas frases para praticar. Quando estiver bem seguro com o tempo, adicione ghost notes e tercinas, como no exemplo abaixo.

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Utilize o indicador para o pop da corda ré e a mão direita para abafar e fazer uma ghost note. Para a corda sol, utilize o dedo médio. Em seguida, toque e deixe soar solta a corda lá, fazendo a sua oitava com um pop. A sonoridade é bem legal. Siga o mesmo raciocínio para o compasso seguinte.

8. Groove

Após todos estes exercícios, é hora de começar a se soltar e incorporar mais grooves ao seu repertório de slap. O exemplo abaixo é um exercício que incorpora todas as técnicas vistas: thumb, popping, ghost notes, Hammer On e Pull Off. Tudo é executado com variações rítmicas para criar um swing legal.

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