Marcelo Rubens Paiva registra BO contra homem que o agrediu em bloco de carnaval em SP

Caso ocorreu em 23 de fevereiro, quando o escritor era homenageado pelo Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, no centro da cidade

8 abr 2025 - 14h15
(atualizado às 19h20)
Resumo
O escritor Marcelo Rubens Paiva registrou BO por lesão corporal contra homem que o agrediu em fevereiro, durante homenagem no Carnaval, em São Paulo. Ele só pôde prestar queixa após viagem por conta do Oscar em março.
Marcelo Rubens Paiva no Festival de Veneza 2024/Marcelo Rubens Paiva instantes antes de ser agredido no bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, em São Paulo, em 23 de fevereiro
Marcelo Rubens Paiva no Festival de Veneza 2024/Marcelo Rubens Paiva instantes antes de ser agredido no bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, em São Paulo, em 23 de fevereiro
Foto: Wikipédia/Reprodução redes sociais

O escritor e dramaturgo Marcelo Rubens Paiva registrou, na segunda-feira, 7, boletim de ocorrência (BO) por lesão corporal contra um homem, de 33 anos, identificado pela Polícia Civil como o responsável por agredi-lo em fevereiro, durante um bloco de carnaval, em São Paulo.

O caso ocorreu em 23 de fevereiro, quando Marcelo era homenageado pelo Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, no centro de São Paulo --ele é autor de Ainda Estou Aqui, livro que virou filme vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025.

Publicidade

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), em nota enviada ao Terra, o escritor de 65 anos, e outras duas vítimas, de 60 anos cada, foram à 6ª Delegacia da Pessoa com Deficiência do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde o caso foi registrado. Por meio de fotos, elas identificaram o homem que as agrediu.

Segundo as vítimas, o homem teria arremessado objetos na direção delas. Primeiro uma lata de cerveja, que passou perto da cabeça de Marcelo, mas atingiu outra pessoa e molhou uma terceira; depois, uma camisa vermelha e, por último, uma mochila, que bateu no rosto do escritor.

"Apesar de não terem registrado o boletim de ocorrência no momento dos fatos devido a uma viagem internacional de uma das vítimas, elas compareceram à delegacia e manifestaram interesse em representar criminalmente contra o agressor", afirma a nota da SSP. "Exames periciais foram solicitados ao Instituto Médico Legal (IML). O caso será investigado por meio de inquérito policial."

Em 2 de março, Ainda estou aqui venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional, em cerimônia realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos. Por esse motivo, Marcelo estava fora do Brasil. Ele só conseguiu prestar queixa contra o homem que o agrediu nesta semana. Depois da agressão, policiais decidiram analisar as imagens do caso, que viralizaram nas redes sociais e chegaram à identidade do autor dos ataques.

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se