Cristina Mortágua, musa dos anos 90, relata efeitos da menopausa: 'Tive 27 sintomas'

A modelo contou que demorou para entender que estava passando por essa etapa da vida e procurar um médico

13 mar 2025 - 16h13
(atualizado às 17h40)
Resumo
Cristina Mortágua, modelo dos anos 1990, compartilhou nas redes sociais sua experiência com a menopausa, alertando sobre a importância de procurar ajuda médica para tratar os sintomas. Ela enfatizou a necessidade de acompanhamento regular e agradeceu às famosas por ajudarem a divulgar informações importantes sobre o tema.
Cristina Mortágua mostra remédios para tratar sintomas da menopausa
Cristina Mortágua mostra remédios para tratar sintomas da menopausa
Foto: Reprodução/Instagram

A modelo Cristina Mortágua, musa dos anos 1990, compartilhou um relato nesta quinta-feira (13) sobre a experiência com a menopausa. Ela usou as redes sociais para alertar as seguidoras sobre a importância de procurar ajuda médica e ficar atenta aos sintomas, pois pensou que estava com outros problemas de saúde antes de entender que era uma questão hormonal.

"Menopausa é coisa séria! Ninguém contou para a nossa geração 40+, estou com 54 anos. Fala-se que a menopausa tem aproximadamente 28 sintomas, eu tive 27. Até descobrir que era menopausa mesmo, penei indo ao médico", escreveu Cristina.

Publicidade

"Regular os hormônios não se faz num estalar de dedos. É preciso acompanhamento pelo menos mensal, eu já estou fazendo bimestralmente, mas tenho consciência de que não vai terminar tão cedo, pois não é uma doença, é uma fase e, se não for tratada, ela causa doenças. Sim, devido à alteração de humor que muitos confundem com depressão, pode vir a virar uma depressão se demorarmos com os cuidados", continuou ela.

Cristina também contou que é diagnosticada com hipotireoidismo, o que mascarou a menopausa e fez ela acreditar que estava com outros problemas de saúde. A modelo agradeceu às famosas que falam sobre o assunto, pois isso ajuda a levar informação para outras mulheres.

Por fim, Mortágua ressaltou a importância de procurar um médico e não se automedicar para tratar os sintomas da menopausa. "Só quem pode cuidar de você em qualquer área da medicina são os médicos. A medicação da amiguinha deu efeito para ela, você pode até sugerir ao seu médico que sua amiga tomou e deu certo, mas só ele pode dar o parecer. Espero ter ajudado", concluiu.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se