James Van Der Beek, ator de "Dawson's Creek", revelou seu diagnóstico de câncer de cólon aos filhos de forma honesta, destacou o apoio que recebe deles e reforçou a importância de exames preventivos.
Quando recebeu o diagnóstico de câncer de cólon, James Van Der Beek logo se preocupou em como contar aos filhos sobre seu estado de saúde. Aos 48 anos, o astro da série Dawson's Creek é pai de seis crianças, frutos da relação com Kimberly Van Der Beek. Apesar da conversa difícil, o ator revelou, em entrevista, que a reação dos pequenos foi a melhor possível e que eles fazem de tudo para ajudar na rotina de cuidados.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em entrevista ao Today Show, James relembrou o período em que a doença ainda era uma novidade para ele. Embora tenha resolvido expor publicamente o diagnóstico há oito meses, o ator havia recebido a notícia em 2023. Foi então que ele começou a pensar na melhor maneira de explicar o câncer aos filhos. Em conversa com a esposa, ele decidiu optar por não 'florear' a situação.
"Estou longe de ser um especialista, mas nossa abordagem foi ser o mais honesto possível. O mais honesto possível na medida em que eles entendessem, certo? Porque eles sabem", explicou. Segundo o astro, era importante conscientizá-los dessa maneira já que os filhos "podem sentir que o pai está tendo um dia difícil".
"Eles sabem se o papai está com dor. Então, ao não contar a eles, acho que você está os confundindo ainda mais", opinou James. O artista é pai de seis crianças: Olivia, de 14 anos; Joshua, de 13; Annabel, de 11; Emilia, de 9; Gwendolyn, de 6; e Jeremiah, de 2.
Mesmo com a conversa difícil, o ator acredita que a situação uniu ainda mais a família. "Quando você diz a eles o que está fazendo e qual é a abordagem, eles conseguem ver e sentir, e acho que a sua jornada também é a jornada deles", pontuou.
Hoje, os pequenos ajudam James nas tarefas diárias e demonstram preocupação com sua saúde. "Meus filhos me fazem chá. 'Pai, o que você precisa?'. Muita coisa boa saiu disso, mas eu adoraria poupar todo mundo dessa jornada, e é por isso que estou dizendo para [todo mundo] fazerem seus exames", destacou.
Em tratamento, James garantiu que está se sentindo bem, mas que encara um dia de cada vez. "Hoje estou me sentindo ótimo. Tem sido uma jornada. São tantos altos e baixos e tantas incógnitas. O câncer é... eu chamo de trabalho em tempo integral", concluiu.
James Van Der Beek ficou famoso ao dar vida a Dawson Leery, o personagem principal da série de TV americana Dawson's Creek. O programa foi ao ar entre 1998 e 2003.