Andrea Bocelli revelou que perdeu a visão aos 12 anos devido a um acidente em um jogo de futebol, agravado por um glaucoma congênito; apesar disso, tornou-se um renomado tenor e jurista.
Nesta semana, Pedro Bial revelou que viveu um climão durante uma entrevista com Andrea Bocelli. O apresentador da Globo contou que o tenor italiano abandonou a conversa após ficar desconfortável com uma pergunta sobre a deficiência visual.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
No documentário Andrea Bocelli: Because I Believe, o tenor italiano contou que perdeu a visão ainda na infância. Segundo ele, aos 12 anos, sofreu um acidente enquanto atuava como goleiro em um jogo de futebol com outras crianças.
Bocelli, que já tinha deficiência visual e enxergava apenas de perto devido a um glaucoma congênito, sofreu uma hemorragia após levar uma bolada na cabeça, o que causou a cegueira completa.
“Quando era criança, eu era considerado extremamente míope, conseguia enxergar, mas só muito de perto. Eu me lembro muito bem do mundo que via, as cores e tudo mais. Como poderia me esquecer dessas memórias?”, disse ele no documentário Andrea Bocelli: Because I Believe, que estreou no Festival de Cinema de Toronto, em 2024.
Perder completamente a visão não impediu Bocelli de seguir na música. Ele continuou estudando e tornou-se um tenor mundialmente famoso. Além disso, é formado em Direito e chegou a atuar como advogado.
O que é o glaucoma congênito?
O glaucoma congênito é uma condição rara que se manifesta nos primeiros anos de vida. Ele é causado por um bloqueio no sistema de drenagem do líquido ocular, o que leva ao aumento da pressão intraocular.
Essa pressão danifica o nervo óptico e pode resultar em baixa visão ou cegueira completa, caso não seja tratada rapidamente.
A causa da doença está relacionada à má formação do sistema de drenagem ocular, que ocorre durante a gestação. O diagnóstico é feito precocemente por meio do “teste do olhinho”, um exame neonatal obrigatório.
Entre os sintomas do glaucoma congênito estão lacrimejamento excessivo, sensibilidade à luz, olhos grandes e salientes, e espasmos das pálpebras.