Como Andrea Bocelli perdeu a visão? Temor já abandonou entrevista com Pedro Bial por causa do tema

Músico contou que um trauma na cabeça, agravado por um glaucoma congênito, resultou na cegueira total

11 dez 2025 - 04h59
Resumo
Andrea Bocelli revelou que perdeu a visão aos 12 anos devido a um acidente em um jogo de futebol, agravado por um glaucoma congênito; apesar disso, tornou-se um renomado tenor e jurista.
Andrea Bocelli revelou como perdeu a visão na infância após um acidente em jogo de futebol
Andrea Bocelli revelou como perdeu a visão na infância após um acidente em jogo de futebol
Foto: Evelson De Freitas/Estadão / Estadão

Nesta semana, Pedro Bial revelou que viveu um climão durante uma entrevista com Andrea Bocelli. O apresentador da Globo contou que o tenor italiano abandonou a conversa após ficar desconfortável com uma pergunta sobre a deficiência visual.

No documentário Andrea Bocelli: Because I Believe, o tenor italiano contou que perdeu a visão ainda na infância. Segundo ele, aos 12 anos, sofreu um acidente enquanto atuava como goleiro em um jogo de futebol com outras crianças.

Publicidade

Bocelli, que já tinha deficiência visual e enxergava apenas de perto devido a um glaucoma congênito, sofreu uma hemorragia após levar uma bolada na cabeça, o que causou a cegueira completa.

“Quando era criança, eu era considerado extremamente míope, conseguia enxergar, mas só muito de perto. Eu me lembro muito bem do mundo que via, as cores e tudo mais. Como poderia me esquecer dessas memórias?”, disse ele no documentário Andrea Bocelli: Because I Believe, que estreou no Festival de Cinema de Toronto, em 2024.

Perder completamente a visão não impediu Bocelli de seguir na música. Ele continuou estudando e tornou-se um tenor mundialmente famoso. Além disso, é formado em Direito e chegou a atuar como advogado.

O que é o glaucoma congênito?

O glaucoma congênito é uma condição rara que se manifesta nos primeiros anos de vida. Ele é causado por um bloqueio no sistema de drenagem do líquido ocular, o que leva ao aumento da pressão intraocular.

Publicidade

Essa pressão danifica o nervo óptico e pode resultar em baixa visão ou cegueira completa, caso não seja tratada rapidamente.

A causa da doença está relacionada à má formação do sistema de drenagem ocular, que ocorre durante a gestação. O diagnóstico é feito precocemente por meio do “teste do olhinho”, um exame neonatal obrigatório.

Entre os sintomas do glaucoma congênito estão lacrimejamento excessivo, sensibilidade à luz, olhos grandes e salientes, e espasmos das pálpebras.

João Gomes mostra prêmio no Aterro do Flamengo após pneu furar na saída do Multishow
Video Player
Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações