Provavelmente você já assistiu a algum aclamado filme da franquia "Esqueceram de Mim" e, muito possivelmente, conhece Catherine O'Hara, atriz que interpretou Kate McCallister, a mãe de Kevin McCallister (Macaulay Culkin). A artista coleciona papéis marcantes ao longo da carreira, com atuações em filmes como "Beetlejuice" (2024) e "Best in Show" (2000).
Aos 71 anos, Catherine O'Hara morreu no último dia 30 de janeiro. Segundo informações, a atriz e o marido, Bo Welch, teriam mantido em sigilo a existência de uma doença bastante misteriosa que ela enfrentava antes da morte.
Com a repercussão da notícia, veio à tona um debate sobre o situs inversus, doença rara que afetava a vida da artista. Confira o que a cardiologista Dra. Fernanda Weiler alerta sobre o tema.
O que é situs inversus?
Segundo a cardiologista Dra. Fernanda Weiler, do Hospital Sírio Libanês de Brasília, o situs inversus é uma alteração anatômica que acompanha o indivíduo desde o nascimento e na qual o coração, fígado, pulmões e outros órgãos se situam no lado oposto ao esperado, por exemplo, o coração no lado direito do peito em vez do esquerdo, fenômeno conhecido como "dextrocardia com situs inversus".
"O situs inversus em si não é uma doença, mas uma variação anatômica rara que afeta cerca de 1 em cada 10.000 pessoas. Na maioria dos casos, a condição é descoberta incidentalmente durante exames de imagem, e a pessoa nem apresenta sintomas relacionados à inversão dos órgãos", explica a médica especialista.
A doença é ...
Matérias relacionadas