Sirāt, filme selecionado pela Espanha para tentar uma vaga no Oscar 2026 de Melhor Filme Internacional, onde poderá concorrer com O Agente Secreto, acaba de ganhar seu trailer brasileiro, sem esconder a polêmica recente atravessada pelo filme, capitaneada pelo diretor Oliver Laxe (O que Arde).
O material combina comentários da internet com críticas positivas de veículos internacionais renomados, mostrando que a opinião do brasileiro merece ser respeitada. A peça começa com um comentário feito nas redes sociais: "Bom filme, mas inferior aos sapatos brasileiros", destacando que, apesar da fala e da comparação equivocadas do diretor, trata-se de uma obra com qualidade técnica e artística. Saiba mais a seguir:
Qual é a história de Sirāt?
Com assinatura da produtora El Deseo, dos irmãos Agustín e Pedro Almodóvar, o longa acompanha um pai e um filho que chegam a uma rave nas montanhas do Marrocos. Ambos estão em busca de Mar — filha e irmã —, que desapareceu meses antes em uma dessas festas intermináveis.
Cercados por música eletrônica e por uma sensação crua e desconhecida de liberdade, eles saem distribuindo a foto da jovem. A esperança vai se apagando, mas os dois persistem e seguem um grupo de frequentadores rumo a uma última festa no deserto. À medida que avançam por um cenário escaldante, a jornada os obriga a confrontar os próprios limites.
Sirât possui um extenso histórico de premiações. Com duas indicações ao Oscar (Melhor Filme Internacional e Melhor Som), já venceu o Prêmio do Júri no Festival de Cannes em 2025 e conquistou cinco prêmios no European Film Awards, incluindo fotografia e design de som. Também recebeu duas indicações ao Globo de Ouro (Melhor Filme em Língua Não-inglesa e Melhor Trilha Sonora), além de onze indicações ao Prêmio Goya, considerado o Oscar espanhol.
Quando estreia nos cinemas brasileiros?
O filme será lançado nos cinemas dia 26 de fevereiro com pré-estreias marcadas para diversas cidades, como Brasília no dia 12, e São Paulo no dia 20. Assista ao trailer: