No dia 8 de fevereiro, completou-se 50 anos desde que Taxi Driver foi lançado. Dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Robert De Niro, o longa-metragem é considerado por muitos um marco do cinema mundial, responsável por uma história de solidão, alienação e violência urbana.
O enredo acompanha Travis Bickle, um veterano da Guerra do Vietnã que sofre de insônia e passa a trabalhar como taxista durante as madrugadas em Nova York. Isolado e cada vez mais perturbado pela degradação que enxerga nas ruas, ele desenvolve uma obsessão por "limpar" a cidade. No decorrer de sua jornada, Travis mergulha em um redemoinho de paranoia, culminando em um plano violento que coloca em prática sua distorcida ideia de heroísmo.
TAXI DRIVER É UM DOS FILMES FAVORITOS DE LEONARDO DICAPRIO
Durante uma mesa redonda realizada em 2013 ao lado de Martin Scorsese e do jornalista Charlie Rose, Leonardo DiCaprio revelou que Taxi Driver marcou sua vida. Segundo ele, há alguns traços de Travis Bickle que podem gerar empatia se entendidos de maneira equivocada - reforçados pela performance magistral de Robert De Niro.
"O que realmente me emocionou mais foi Taxi Driver. Lembro-me de assisti-lo aos 15 anos e ficar fascinado por Travis Bickle, porque eu estava completamente envolvido com aquele personagem e sentia uma empatia incrível por ele. Eu o entendia, entendia sua solidão e então ele me enganou", começou DiCaprio.
"No momento em que ele me enganou, eu disse: 'Quem é esse cara que…