Lilly Wachowski, uma das diretoras responsáveis pela franquia Matrix, revelou que está enfrentando dificuldades para conseguir financiamento para seu próximo filme, The Hunted. Segundo a cineasta, o principal obstáculo seria a presença de um elenco inteiramente trans no projeto.
Em entrevista ao podcast The Business, da rádio KCRW, Wachowski contou que escreveu o roteiro ao lado de sua companheira como uma resposta às experiências recentes da comunidade trans. Para ela, o projeto também funcionou como uma forma de colocar no papel sentimentos provocados pelo cenário atual.
"Este é um roteiro que era extremamente importante para mim escrever", afirmou a diretora. Wachowski explicou que o filme nasceu como uma maneira de transformar em criação artística sua "raiva, fúria e frustração" diante do que vem acontecendo com pessoas trans.
Apesar de afirmar que profissionais de Hollywood demonstram gostar do roteiro quando ela o apresenta, Wachowski diz que existe resistência quando chega o momento de transformar o projeto em filme. "Eles realmente não querem fazê-lo porque é um elenco totalmente trans", declarou. Diante disso, a cineasta afirmou que precisa encontrar maneiras alternativas de apresentar a história ao público.
Uma dessas alternativas foi organizar uma leitura ao vivo do roteiro no teatro Dynasty Typewriter, em Los Angeles. Sem o orçamento necessário para transformar The Hunted em um longa-metragem, Wachowski decidiu reunir amigos e atores para experimentar a obra em outro formato — e recuperar o prazer de criar.
"Por que fazemos arte?", questionou. "Eu faço arte porque quero sentir alegria. Faço arte para dizer a verdade sobre mim mesma ou sobre o mundo." Para a diretora, mesmo que o projeto não se concretize como o filme de US$ 10 milhões que imaginou originalmente, ainda é possível encontrar outras formas de dar vida à história.
The Hunted também está ligado a uma nova fase da carreira de Wachowski. A diretora atualmente lidera, ao lado de seu empresário Lawrence Mattis e de Sarah Marie Flores, a Anarchists United Foundation, organização sem fins lucrativos voltada à produção de filmes de gênero com orçamentos inferiores a US$ 10 milhões e ao apoio de vozes sub-representadas.
A iniciativa funciona como uma espécie de coletivo comandado por artistas e busca criar uma estrutura que possa existir fora do tradicional sistema de estúdios. "A missão do estúdio é apoiar vozes sub-representadas e pontos de vista marginalizados", explicou Wachowski.
Depois de trabalhar em Sense8, da Netflix, Wachowski chegou a considerar se afastar definitivamente da direção. O projeto da Anarchists United, porém, acabou fazendo com que ela reconsiderasse a decisão. Atualmente, a cineasta também investe em curtas-metragens, muitos deles produzidos por artistas trans, como forma de ampliar o espaço para essas histórias.
Enquanto The Hunted ainda busca um caminho para chegar às telas, Wachowski parece disposta a fazê-lo existir de alguma maneira. "Não é a coisa que eu tinha imaginado", disse sobre a leitura do roteiro. "Mas o resultado final é o mesmo."
Fonte: EW