Sean Penn venceu neste domingo, 15, o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação no drama Uma Batalha Após a Outra. É a terceira estatueta dourada da carreira do ator, que entrou para um seleto grupo que inclui também Daniel Day-Lewis e Jack Nicholson.
Sua temporada de premiações foi marcada por vitórias significativas no Actor Awards (antigo SAG), um dos principais termômetros para a Academia, além do Bafta na mesma categoria.
Segundo a mídia especializada, o histórico de prêmios conquistados ao longo da temporada aumentou bastante suas probabilidades de levar o Oscar para casa.
No filme Uma Batalha Após a Outra, Penn interpreta Lockjaw, um veterano militar, personagem central para os conflitos morais e ideológicos que movem a trama.
Ao longo de sua carreira, o ator já provara seu talento no Oscar em outras duas ocasiões. Venceu o prêmio de Melhor Ator por Sobre Meninos em Lobos (2004), drama de Clint Eastwood pelo qual superou nomes como Johnny Depp e Bill Murray, e novamente por Milk: A Voz da Igualdade (2009), quando encarnou o político Harvey Milk e venceu astros como Mickey Rourke e Brad Pitt.
Os outros indicados neste ano trouxeram performances igualmente fortes: Benicio Del Toro, que também atua em Uma Batalha Após a Outra; Jacob Elordi, reconhecido por sua performance em Frankenstein; além de Delroy Lindo, elogiado por Pecadores; e o veterano Stellan Skarsgard, indicado por Valor Sentimental.