O prêmio Bafta, o Oscar Britânico, divulgou sua lista de vencedores neste domingo, 22. O Brasil contava com representantes indicados em quatro categorias, mas não obteve sucesso.
Adolpho Veloso foi indicado a Melhor Fotografia por seu trabalho em Sonhos de Trem, em categoria que teve a vitória de Michael Bauman, por Uma Batalha Após A Outra.
Apesar de não ter faturado nenhum prêmio Bafta, O Agente Secreto ainda tem expectativas para a disputa do Oscar, em 15 de março. O filme disputa as categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Elenco.
O longa tem recebido prêmios desde sua estreia, em maio de 2025, quando Mendonça foi premiado como Melhor Diretor e Moura como Melhor Ator do Festival de Cannes. Posteriormente vieram dezenas de indicações em cerimônias brasileiras e internacionais, conquistando prêmios no Globo de Ouro, Critics Choice, no Spirit Awards e em disputas das associações de críticos de Los Angeles e Nova York, por exemplo.
Adolpho Veloso também disputa a principal premiação de cinema dos EUA como Melhor Fotografia. Ele foi premiado com o Critics Choice Awards e o Spirit Awards recentemente.
Petra chegou a figurar entre os pré-indicados, mas seu documentário não chegou à lista final de indicados ao Oscar.
Os indicados e vencedores do Bafta 2026 nas categorias com brasileiros
Melhor Filme de Língua Não Inglesa
- O Agente Secreto
- Sirat
- Valor Sentimental (vencedor)
- Foi Apenas Um Acidente
- A Voz de Hind Rajab
Melhor Roteiro Original
- I Swaer
- Marty Supreme
- O Agente Secreto
- Valor Sentimental
- Pecadores - Ryan Coogler (vencedor)
Melhor Fotografia
- Frankenstein
- Marty Supreme
- Uma Batalha Após a Outra (vencedor)
- Pecadores
- Sonhos de Trem
Melhor Documentário - Longa-Metragem
- 2000 Meters To Andriivka
- Apocalipse nos Trópicos
- Cover-Up
- Mr Nobody Against Putin (vencedor)
- A Vizinha Perfeita
O que é Bafta
Bafta é uma abreviação para British Academy of Film and Television Arts, ou seja, Academia Britânica de Artes do Cinema e da Televisão.
É por vezes apontado pela imprensa como um equivalente ao "Oscar do Reino Unido", mas é mais voltado ao país europeu - como na categoria Melhor Filme Britânico, ou de Melhor Filme em Língua Não Inglesa
O cinema brasileiro já teve ou
tras indicações marcantes na categoria. Central do Brasil saiu como vencedor em 1998. Em 2001, Abril Despedaçado, de Walter Salles, foi indicado.
O diretor voltou em 2004, quando seu Diários de Motocicleta (coprodução com outros países) ganhou. Cidade de Deus (2002), Trash - A Esperança Vem do Lixo (2014) e Ainda Estou Aqui (2025) foram outros indicados.