Imortalizado por seu papel como o Capitão James Kirk em Jornada nas Estrelas, William Shatner sempre manteve uma carreira musical paralela à das telas. E agora, aos 94 anos, o ator e cantor anunciou seu primeiro álbum de heavy metal.
Em uma declaração oficial, Shatner expressou sua admiração pelo gênero. Além disso, exaltou seus colaboradores no projeto, descritos como 35 ícones do estilo:
"Metal sempre foi um lugar onde a imaginação fica barulhenta. Esse álbum é um encontro de forças - cada artista trazendo seu fogo, sua precisão, seu caos. Eu os escolhi porque têm algo a dizer, e porque metal exige honestidade."
A inspiração para o álbum veio de uma colaboração entre Shatner e o Nuclear Messiah, supergrupo de metal liderado por Chris Poland, ex-guitarrista do Megadeth. O ator foi convidado para recitar uma introdução em um disco do grupo, Black Flame, que sai dia 24 de abril. Ele saiu da experiência cativado pelo gênero.
Shatner descreveu:
"Quando o Nuclear Messiah começou a tocar, algo mudou em mim. Não era apenas uma faixa - era uma passagem. Me fez querer entrar de cabeça, chamar os melhores músicos de metal que pudesse encontrar para criar algo destemido."
Quanto ao repertório, o ator revelou que será uma mistura de covers e composições originais. Entre as bandas selecionadas paras releituras estão Black Sabbath, Judas Priest e Iron Maiden.
Ainda não há informações sobre o título ou data de lançamento do álbum de Shatner, apenas que será lançado pela Cleopatra Records ainda em 2026. A gravadora também foi responsável pelo disco anterior do ator e músico, Where Will the Animals Sleep? Songs for Kids & Other Living Things (2024).
Carreira musical de William Shatner
O primeiro álbum da carreira de William Shatner, The Transformed Man, saiu em 1968. O disco combina monólogos de peças famosas de William Shakespeare e Edmund Rostand com canções populares da época, de artistas como Bob Dylan, Beatles e Tom Jobim. Entretanto, ao invés de cantar, o ator declama as letras tal qual um texto teatral.
https://www.youtube.com/watch?v=_0hTtsqiFCc
O astro de Jornada nas Estrelas manteve esse estilo curioso de performance ao longo de sua carreira, que virou alvo de paródia em desenhos como Futurama e Uma Família da Pesada. Esse último chegou a recriar uma performance do ator declamando "Rocket Man", de Elton John.
Confira o original e a paródia abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=Co2ZVdVM26E&pp=ygUSc2hhdG5lciByb2NrZXQgbWFu
https://www.youtube.com/watch?v=XZL4pNtI9nM&pp=ygUZc2hhdG5lciByb2NrZXQgbWFuIHBhcm9keQ%3D%3D
Apesar da notoriedade do estilo curioso dessas performances, Shatner demorou 36 anos para lançar um sucessor para The Transformed Man. Has Been (2004) nasceu de uma colaboração do ator com o músico Ben Folds e teve entre seus convidados especiais Henry Rollins, Aimee Mann, Joe Jackson e o cantor country Brad Paisley. Desde então, William lançou mais nove álbuns de estúdio.