'Godzilla e Kong: O Novo Império' estreia nos cinemas; relembre os últimos filmes e onde assistir

Quinto longa do 'monsterverse' coloca os ex-inimigos para lutar lado a lado contra força maior; veja um resumo da franquia até aqui

28 mar 2024 - 20h10
(atualizado às 20h51)

Godzilla e Kong: O Novo Império chegou aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 28 de março. O quinto filme do chamado MonsterVerse (universo compartilhado dos titãs gigantes, produzido pela Legendary Pictures e a Warner Bros.) dá continuidade aos eventos de Godzilla vs. Kong, de 2021.

'Godzilla e Kong: O Novo Império': Inimigos lutam lado a lado contra nova ameaça.
'Godzilla e Kong: O Novo Império': Inimigos lutam lado a lado contra nova ameaça.
Foto: Divulgação/Warner Bros. Entertainment / Estadão

Quinze anos depois, Joe Brody (Bryan Cranston), engenheiro cuja esposa morrera naquela tragédia, tenta a todo custo desvendar a verdade por trás do que as autoridades rotulam como "desastre natural". Na investigação, ele conta com a ajuda de seu filho, Ford (Aaron Taylor-Johnson), um oficial da Marinha americana.

São apresentados os M.U.T.O. (Organismo Massivo Terrestre Não-Identificado), monstros que estão submergindo para a Terra. O próprio Godzilla tem a função de detê-los, em nome do equilíbrio do planeta, mas é visto como ameaça à humanidade, e passa a ser atacado. O longa também introduz o Projeto Monarch, uma organização secreta criada para estudar (e controlar) os titãs.

Os eventos do filme culminam em uma batalha massiva e arrasadora em São Francisco, nos Estados Unidos, quando Godzilla derrota os MUTOs e sobrevive aos ataques da Monarch, retornando às profundezas do mar. ( para ler detalhes sobre a produção do filme).

Kong: Ilha da Caveira (2017)

O segundo filme da franquia é cronologicamente situado antes de Godzilla (2014), sendo ambientado em 1973, durante a Guerra do Vietnã. Bill Randa (John Goodman) convence o governo americano a bancar uma expedição da Monarch a uma ilha perdida, onde ele acredita que encontrará monstros.

Sua equipe reúne militares, encabeçados pelo coronel Preston Packard (Samuel L. Jackson), o rastreador James Conrad (Tom Hiddleston) e a fotógrafa Mason Weaver (Brie Larson). Quando os helicópteros que os levam até a ilha são atacados, parte da equipe decide caçar Kong por vingança.

Ao longo da aventura letal, a turma acaba descobrindo mais sobre a história dos titãs, e que Kong, muito longe de um ser maléfico, é protetor dos habitantes da ilha, derrotando principalmente os terríveis reptilianos chamados Skullcrawlers.

Na cena pós-créditos, a Monarch revela para Weaver e Conrad que outras criaturas como Kong ainda vivem no mundo, apresentando provas da existência de Godzilla, Mothra, Rodan e Ghidorah.

Mais tarde, uma batalha entre Gozilla e Kong acontece em Hong Kong, e o rei dos monstros sai vitorioso. Entretanto, a Apex Cybernetics guardava em segredo uma máquina gigantesca conhecida como Mechagodzilla, controlada por humanos através da mente e cuja fonte de poder é um dos esqueletos do King Ghidorah.

A engenhoca acaba possuída pela consciência do titã, mata seus controladores e vai atrás de Godzilla. Kong então entra na briga como seu aliado e, juntos, eles destroem o monstro artificial. O filme termina mostrando que a Monarch construiu um ponto de observação na Terra Oca, onde agora Kong reina. (Leia uma crítica do filme).

Onde assistir?

Os quatro filmes estão disponíveis para streaming na Max, e para aluguel ou compra em plataformas como Google Play, Amazon, Apple iTunes e Microsoft Store.

Bônus: Monarch - Legado de Monstros

Lançada pelo Apple TV+ em 2023, a série Monarch - Legado de Monstros, também parte do MonsterVerse, explora detalhes da história entre humanos e titãs que ainda não foram explicados com profundidade nos cinemas pelos filmes da franquia, expandindo seu universo. A produção mostra, dentre outras coisas, como a existência dos titãs foi descoberta nos anos 1950 e as origens da organização secreta Monarch. Os dez episódios estão disponíveis na plataforma de streaming. Uma segunda temporada já foi especulada, mais ainda não há confirmação.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações