Patrocínio

De Volta para o Futuro: essa teoria trágica vai mudar sua forma de enxergar o final do filme

Será que a história de Marty McFly, afinal, não é tão satisfatória assim?

29 mar 2024 - 05h00
Resumo
De Volta para o Futuro conta a história de Marty McFly, que viaja no tempo para 1955 e tenta recuperar o final feliz para seus pais, mas pode existir outra leitura, de que ele voltou a tempo presente para uma realidade completamente diferente da que havia deixado.
Seria o final de Marty McFly em De Volta Para o Futuro uma mentira?
Seria o final de Marty McFly em De Volta Para o Futuro uma mentira?
Foto: Divulgação/Amblin Entertainment

O final do clássico "De Volta para o Futuro" é considerado por muitos um desfecho agradável e fofo para a aventura de Marty McFly (Michael J. Fox), mas há quem diga que não se trata de um encerramento tão agradável assim. Será que o que parecia ser um final feliz é, na verdade, uma grande farsa e uma história sombria?

É o que acredita o usuário do Reddit por trás do perfil u/Boomfan67. Para ele, o retorno de Marty McFly ao tempo presente é, na verdade, o garoto voltando para uma realidade completamente diferente daquela que havia deixado, onde todas as suas memórias não existem, enquanto ele próprio ignora o quão terrível e obscura é a realidade em que ele está. 

Publicidade

Filme adorado de Robert Zemeckis virou referência da comédia e da ficção científica

Lançado em 1985, "De Volta para o Futuro" acompanha as aventuras de um garoto que viaja no tempo para 1955 e encontra as versões mais novas de seus pais, e precisa garantir que eles ficarão juntos e terão o final feliz. No desfecho do filme, Marty consegue retornar para o seu próprio tempo, onde encontra seus pais felizes e tudo, aparentemente, normal. 

"Marty encontra pais 'bons' que ele não conhece de verdade, o que significa que os pais com quem ele cresceu estão essencialmente mortos", argumenta o Redditor em sua justificativa para a visão deprimente do final. "O que também significa que a maioria de suas memórias nunca aconteceram de verdade."

"Sempre achei perturbador, principalmente pela forma alegre que tudo se apresenta apesar de tudo isso, com Marty não parecendo perceber o que aconteceu. A única coisa positiva é o Doc Brown conseguir viver ao abrir a carta antes", finaliza. 

 Lembra deles? 10 atores que largaram a carreira nas telas Lembra deles? 10 atores que largaram a carreira nas telas

Marty McFly está vivendo uma mentira?

A teoria sobre o final trágico de "De Volta Para o Futuro" foi contestada por outros usuários do Reddit, já que alguns fãs não acreditam que o desfecho feliz da história deva ser questionado.

Publicidade
Foto: Divulgação/Amblin Entertainment

O perfil u/recently_muted rebate com empatia à decisão de Marty, dizendo que, "como alguém que cresceu com pais infelizes, o final é perfeito".

"Se eu pudesse voltar no tempo e fazer meus pais serem felizes, não pensaria duas vezes", reflete.

Já outras pessoas, como u/MalcolmTuckersLuck, acreditam que alguns fãs tentam criar teorias demais sobre algo que é relativamente simples. Para muitos, o final do filme busca enfatizar o quanto George (Crispin Glover) e Lorraine (Lea Thompson) atingiram o potencial de suas vidas, e focar demais em possíveis leituras trágicas é ignorar a mensagem do filme.

De Volta para o Futuro está disponível para streaming no Star+, Prime Video e Globoplay. 

Fonte: Redação Entre Telas
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações