Por que Robert De Niro fez tantos filmes ruins, segundo Paul Schrader

Roteirista de Taxi Driver culpo um lendário agente de Hollywood por manipular clientes a ficarem sempre na posição de precisar de dinheiro

18 jan 2026 - 11h10

Robert De Niro é um dos maiores atores vivos. Coleciona dois Oscars e seis outras indicações ao longo da carreira.

Robert De Niro em 2025
Robert De Niro em 2025
Foto: Antonio Masiello / Getty Images / Rolling Stone Brasil

Entretanto, o astro também ficou conhecido com o passar dos anos por suas escolhas duvidosas de papel. Um ex-colaborador revelou o motivo.

Publicidade

Em entrevista de 2024 ao site Vulture, o cineasta Paul Schrader, roteirista de Taxi Driver (1976) — um dos maiores papéis de De Niro —, discutiu o que levou o ator a fazer tantos filmes ruins na carreira. A resposta é simples: dinheiro, ou a falta dele. E ainda culpou um lendário agente de Hollywood por seu papel nisso.

Ele explicou:

"Você precisava lidar com o diabo. O diabo se chamava Mike Ovitz. Mike tinha um esquema. Ele encontrava algo que um ator ou cliente gostava. Marty [o diretor Martin Scorsese] era envolvido em restauração. Outra pessoa gostava de pinturas. Com Bobby [Robert], eram imóveis. Ovitz os encorajava, dava dicas, ótimas sugestões e eles iam a fundo, mas quando precisavam de dinheiro… O que você faz quando precisa de dinheiro? Você trabalha para conseguir. Ele vinha com: 'Meu Deus, tenho o filme perfeito para você. Não é grande coisa, mas é um grande cheque'. Era assim que Mike manipulava as pessoas a fazer isso."

Robert De Niro e Taxi Driver 2

Segundo Paul Schrader, essa abordagem fez Robert De Niro ir atrás desses papéis até hoje. Em entrevista de 2024 ao Indiewire, o roteirista contou como o ator fez Martin Scorsese sondá-lo sobre a possibilidade de escrever uma sequência de Taxi Driver

Ele falou:

Publicidade

"Tenho certeza que alguém disse pra ele: 'Sabe, se você fizer Taxi Driver 2, vai dar dinheiro'. Então ele pressionou Marty, que me perguntou sobre e eu respondi: 'Marty, essa é a pior ideia que eu já ouvi na vida'. Ele respondeu: 'É, mas você que diga pra ele'."

O trio foi jantar para discutir a ideia. Durante a conversa, Schrader repetiu sua opinião. Então, começou a descrever como o filme poderia ser, transformando o personagem Travis Bickle num terrorista tal qual Ted Kaczynski, mais conhecido pela alcunha Unabomber. O projeto não avançou além disso.

Em 2023, Schrader já havia criticado De Niro por seu suposto envolvimento numa campanha publicitária da Uber fazendo homenagem a Taxi Driver. Entretanto, a companhia americana afirmou em nota que a peça promocional com a participação do ator tinha nada a ver com o filme.

Rolling Stone Brasil
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se