Emilie Lesclaux, produtora francesa e esposa de Kleber Mendonça Filho, é uma parceira essencial em seus filmes de sucesso, incluindo "O Agente Secreto", que venceu dois Globos de Ouro em 2026.
Tem nome gringo na ficha técnica de O Agente Secreto e sua relação com o diretor Kleber Mendonça Filho é para lá de pessoal. Produtora do longa-metragem brasileiro que ganhou duas estatuetas no Globo de Ouro, a francesa Emilie Lesclaux é casada com o pernambucano e já participou de outros trabalhos aclamados do marido, como Bacurau e Aquarius. Juntos, os dois são pais dos gêmeos Tomás e Martin.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O rosto da francesa de 46 anos tem aparecido com frequência ao lado do diretor na extensa temporada de premiações de O Agente Secreto nos Estados Unidos. Discreta, ela chamou a atenção do público e despertou a curiosidade ao ter seu nome como parte da equipe da produção.
No entanto, sua trajetória no cinema começou lá no início dos anos 2000, quase junto à sua história de amor com Kleber Mendonça Filho.
O romance entre o diretor e Lesclaux se iniciou no cenário preferido dele: Recife. A francesa de Bordeaux foi parar na capital pernambucana em 2002, para trabalhar no Consulado-Geral da França no Nordeste. Formada em Ciências Políticas, ela começou a atuar em cooperações culturais e a ensaiar a participação em projetos de cinema.
Foi neste período que conheceu Kleber, como relembrou em entrevista ao jornal O Globo em 2025. "Ele era programador de uma sala de cinema [na Fundação Joaquim Nabuco]. Fazíamos retrospectivas de cinema francês, fomos nos conhecendo e eu acabei ficando", contou.
Produtora de sucesso e sócia do marido
Lesclaux enveredou de vez para o cinema quando fundou a produtora independente Cinemascópio, com o companheiro.
Ao lado de Kleber, a francesa emendou trabalhos nos bastidores em Menina do Algodão (2003), Vinil Verde (2004), Eletrodoméstica (2005), Noite de Sexta, Manhã de Sábado (2006), Recife Frio (2009) e o documentário Crítico (2008) , os quais ganharam mais de 100 prêmios em festivais no Brasil e no exterior.
São também da Cinemascópio as produções do aclamado O Som ao Redor (2013), que representou o Brasil no Oscar em 2014, mas não chegou a ser indicado na lista oficial. Os mais famosos filmes do diretor pernambucano também são assinados ao lado da esposa, como Aquarius (2016), com Sônia Braga, e Bacurau (2019).
A produtora criada por Lesclaux e Kleber ainda é a responsável por colocar o festival Janela Internacional de Cinema do Recife na "rua". O projeto é considerado um dos mais importantes do cinema no Brasil desde sua criação, em 2008.
Discreta, a francesa subiu ao palco para receber o Globo de Ouro
A atual "menina dos olhos" da produtora é o filme O Agente Secreto, estrelado por Wagner Moura. O longa-metragem ganhou a estatueta de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Drama no Globo de Ouro de 2026.
Quem estava lá ao lado de Kleber Mendonça e subiu no palco para os agradecimentos foi Emilie, que assina como principal produtora do longa-metragem.
Apesar de não ter problema algum em posar ao lado do marido para os cliques de Hollywood nas premiações de cinema, a francesa é discreta e prefere manter as redes sociais privadas. Do casamento com Kleber, ela é mãe dos gêmeos Tomás e Martin, de 12 anos.
Em entrevista ao jornal O Globo, Wagner Moura tentou definir o valor da parceria pessoal e profissional de Lesclaux com o marido.
"Não acho que o cinema de Kleber existiria sem Emilie. Eles são como um duo, uma dupla de ataque, uma banda afinada no trabalho e na vida, como poucas vezes vi. E é bonito ver. Ela é uma pessoa que alia muita sensibilidade, com o pragmatismo que convém ao produtor de cinema", declarou o ator.
A expectativa é que Emilie Lesclaux também compareça ao Oscar 2026, como uma das indicadas por O Agente Secreto. A lista oficial com os indicados à premiação só será revelada no dia 22 de janeiro.