É super comum que muitas pessoas que começam a se exercitar, especialmente na meia-idade, passem a encarar o desconforto físico durante o treino como algo normal. Mas, longe de ser algo esperado, isso pode acabar se tornando um obstáculo silencioso para a saúde no longo prazo.
É justamente sobre isso que falou a treinadora Caroline Idiens, autora de 'Fit at 50', conhecida nas redes sociais como @carolinecircuits e com mais de dois milhões e meio de seguidores no Instagram, no podcast 'Just As Well', da revista Women's Health UK.
Os treinos de Caroline Idiens aos 50 anos de idade
O que a especialista fitness explica é que não é necessário treinar como aos 25 anos, mas sim adaptar os movimentos, priorizar exercícios de força funcional, proteger as articulações e pensar na saúde a longo prazo.
Para Caroline, levantar peso é uma ferramenta essencial para proteger os ossos, melhorar a postura e conquistar mais independência com o passar dos anos: "Nunca é tarde para começar. Cada movimento conta, e você pode ficar mais forte e se sentir melhor em qualquer idade", afirma.
Treine de forma inteligente: adapte cada exercício às suas necessidades
Em vez de enxergar a ida à academia como um castigo, a treinadora defende que devemos encarar o treino como uma forma de "cuidar do nosso corpo para que ele possa nos servir por muitos anos mais". Ela também destaca a importância de deixar de lado preconceitos e a ideia de que envelhecer significa, automaticamente, ficar mais frágil por conta do ri...
Matérias relacionadas