Matheus enfrentará o desprezo como punição e só vai se manter na mídia se aderir à direita

Sobrevivente do ‘Quarto Branco’ mostrou coragem para sustentar seu posicionamento polêmico, mas os erros sequenciais aceleraram a queda

28 jan 2026 - 00h34
(atualizado às 00h34)

Eliminado no segundo Paredão com 79,48% dos votos, Matheus encerra sua trajetória no ‘BBB26’ ciente de que o público não comprou a narrativa de rivalidade radical com Ana Paula.

Desde o início, ele se colocou como antagonista da favorita, tentando transformar o jogo em um confronto político, como se o reality show fosse uma guerra entre eleitores de direita e esquerda.

Publicidade

A estratégia perigosa não só falhou como também expôs comportamentos problemáticos que minaram sua imagem inicialmente positiva.

Ele colecionou polêmicas, como sugerir que Milena, negra, era subserviente à “patroa” branca Ana Paula, e que a jornalista tentava diabolicamente cooptar todos os pretos da casa.

A afirmação de que a “visão de mundo” de Gabriela seria limitada por se manter virgem também causou revolta. Assim como a imitação de trejeitos afeminados que ofenderam Marcelo, um gay declarado. 

Cada episódio equivocado prejudicou sua convivência com os grupos — o transformando em figura tóxica a ser evitada — e aumentou a impopularidade do lado de cá da tela.

Publicidade

Fiel às suas verdades, Matheus mostrou completo desconhecimento de como um participante desse formato de programa deve se conectar com os consumidores de entretenimento.

Quem quer chegar à final do ‘Big Brother Brasil’ precisa estimular a identificação do telespectador e gerenciar o que diz. E se não possui empatia e carisma, deve, pelo menos, fingir ter.

Agora, ele vai enfrentar o que muitos ex-competidores de realities consideram a pior punição possível: o desprezo público. Mas sinaliza não ter medo. "Cancelado eu já nasci", está escrito na bio de seu perfil no Instagram.

Matheus acena ao ser informado por Tadeu Schmidt de sua eliminação no 'BBB26'
Matheus acena ao ser informado por Tadeu Schmidt de sua eliminação no 'BBB26'
Foto: Reprodução/Globoplay

Diferentemente de eliminados que se mantêm presentes em campanhas publicitárias, comerciais de TV e fazem presença VIP em eventos, o bancário vai lidar com a escassez de convites e queda abrupta de visibilidade na mídia.

Publicidade

O agravante é o risco legal que ronda sua imagem: a denúncia ao Ministério Público por suposta homofobia, segundo noticiado na imprensa, coloca Matheus em uma posição delicada.

Esse tipo de acusação torna ainda mais difícil qualquer tentativa de reaproximação com o mercado da propaganda e outras oportunidades de monetizar a passagem pelo programa da Globo.

As marcas, em geral, preferem associar-se a figuras populares e não a alguém envolto em controvérsia ética e moral.

Para Matheus, a única estratégia de sobrevivência midiática parece ser a migração para nichos ideológicos nesse ano eleitoral. 

Pode tentar capitalizar junto à parcela de direita e extrema direita do Brasil, assumindo um papel mais explícito como influenciador conservador ou até lançar uma candidatura legislativa.

Publicidade

Na internet, o eliminado recebeu manifestações de apoio de alguns influencers anti-esquerda, como Jota (@sigaonegao), ligado ao MBL - Movimento Brasil Livre.

A passagem melancólica do gaúcho Matheus Moreira pelo ‘BBB26’ serve de alerta sobre os riscos de se investir em antagonismo agressivo baseado em verborragia imprudente e provocações escandalosas.

A fama e a torcida não se sustentam apenas com conflitos.

Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se