URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

“Estrela do Carnaval de Salvador é a rua”, diz Preta Gil

Cantora comentou o possível declínio da folia baiana: 'o que está acontecendo é uma apropriação do povo pelo Carnaval, uma evolução'

2 mar 2014 - 00h45
(atualizado às 00h52)
Preta Gil curtiu o terceiro dia de carnaval soteropolitano no Camarote Expresso 2222
Preta Gil curtiu o terceiro dia de carnaval soteropolitano no Camarote Expresso 2222
Foto: Denilson Santos / AgNews

Sentada na Varanda Elétrica, do camarote Expresso 2222, na noite deste sábado (1), em Salvador, Preta Gil aguardava pacientemente a passagem do trio de Pablo do Arrocha. “É alto o trio dele. Vou esperar passar para falar com vocês para não gritar”, explicou. “O Arrocha significa muito para a Bahia. É música romântica, um ritmo do recôncavo baiano. Eu dou muito valor. Ele é um ícone, um fenômeno. A galera no camarote vê passar e nem entende o que tá acontecendo. Tem gente que faz cara feia, eu reverencio! É um ritmo que representa o povo baiano”, afirmou.

Confira a Previsão do Tempo para Salvador no Carnaval

Publicidade

A cantora também falou sobre o axé e o Carnaval de Salvador, que tem se apropriado de outros ritmos para garantir sucesso absoluto entre os foliões. “É natural que todo ritmo tenda a evoluir. O axé tem uma influência positiva da pop music. O axé, o rock, o funk são ritmos  que se conectam na música brasileira. Pelo menos, eles se conectam em mim”, afirmou, rindo.

Preta Gil disse não acreditar que a folia baiana esteja em declínio, como dizem alguns. “Não vejo isso de queda. Curto o Carnaval há 35 anos. Curtia Carnaval antes mesmo de nascer. O que eu acho é que deveria existir mais investimento do governo para o Carnaval de rua. Fico muito frustrada em ver que se transformou em uma festa paralela. A galera está mais preocupada com o que acontece dentro dos camarotes do que fora dele. Foi o que eu fiz, expandi o camarote para fora”.

“Nasci e fui criada no Carnaval. Eu penso que existe uma grande estrutura que não atende o folião. Acho que tem ter investimento para novos nomes e para grandes nomes como Luiz Caldas, que esse ano conseguiu sair todos os dias com o trio. Isso é maravilhoso. Então, eu enxergo uma evolução, não um declínio. O que está acontecendo é uma apropriação do povo pelo Carnaval, uma evolução. Camarote é apoio do folião, para descanso. Foi para isso que surgiu. Não para se isolarem. A estrela do Carnaval baiano é a rua”, completou.

Preta Gil foi a responsável pela criação da Varanda Elétrica, que são shows criados exatamente para a pipoca. “Eu criei porque meu pai disse que não queria mais o trio. Eu disse que era impossível ele ficar enfurnado em um camarote. Criei a varanda e disse que ele daria canja. É o máximo. Ele é uma referência, está muito prestigiado. Todo mundo que passa aqui quer cantar com ele”, disse.

Publicidade

Musas do Carnaval 2014<a data-cke-saved-href="http://diversao.terra.com.br/carnaval/musas-do-carnaval-2014/" href="http://diversao.terra.com.br/carnaval/musas-do-carnaval-2014/">veja o infográfico</a>

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações