Festa na quadra da Beija-Flor tem comunidade comovida, brigas e furtos

A superlotação e falta de segurança na quadra da escola, em Nilópolis, foram entraves para quem queria celebrar o campeonato

5 mar 2025 - 22h30
(atualizado às 22h57)
Festa da vitória lota quadra da Beija-Flor e agremiação comemora com samba-enredo: 'A soberana voltou'
Video Player

Pela décima quinta vez, a Beija-Flor de Nilópolis conquistou o título de campeã do Grupo Especial das escolas de samba do Rio. A festa na quadra da agremiação azul e branco para celebrar a vitória teve comunidade comovida e vibrando o título e também envolveu episódios de furtos e brigas na noite desta quarta-feira, 5, em Nilópolis, na Baixada Fluminense.

A quadra da Beija-Flor já estava em festa desde o momento da apuração, que desembocou no resultado favorável a azul e branco por volta das 17h35. Após a confirmação da vitória, membros da comunidade correram para a festa, que foi ficando cada vez mais cheia até atingir superlotação.

Publicidade

O Terra presenciou pessoas sendo empurradas e caindo pelas escadas de acesso ao tentarem entrar e sair ao mesmo tempo pela entrada do local, além de relatos de gente que teve celular furtado.

Foto: Terra/Matheus de Carvalho

Instantes após a chegada do troféu a Nilópolis, uma briga envolvendo pelo menos dois homens e uma mulher abriu espaço no meio da aglomeração, deixando quem estava lá em alerta. Depois, a confusão se repetiu em outras brigas, dentro e fora da quadra.

Algumas pessoas se mobilizaram para ir embora logo, assim que chegaram, ao ver o tumulto já no acesso, a falta de seguranças no local e até mesmo poças d’água pelo chão que atrapalhavam ainda mais a circulação de pessoas.

Foto: Terra/Matheus de Carvalho

Apesar disso, membros da comunidade da azul e branco que estavam atrás da grade do palco, interagindo com a bateria, pareciam alheias às problemáticas da festa e vibravam com o campeonato. Muitas delas choraram ao ver o troféu dourado ser erguido no palco, um dos momentos mais aguardados por elas.

Publicidade

“É uma homenagem linda ao [Luiz Fernando Ribeiro do Carmo] Laíla, que sabia que somos um povo maravilhoso, que merece tudo isso, que merece prêmio e que nós tenhamos muito reconhecimentos não só aqui, na Baixada, mas no Brasil […]. É a nossa história, é a história do povo preto”, disse uma mulher muito emocionada ao ver a chegada do troféu.

Foto: Terra/Matheus de Carvalho

Laíla, carnavalesco que teve várias passagens pela Beija-Flor e que era muito querido pela comunidade da escola, inspirou o samba-enredo de 2025 — Laíla de Todos os Santos. O carnavalesco faleceu em 2021 após complicações da covid-19. Quem também foi mencionado na festa em vários momentos foi Neguinho da Beija-Flor, que se despede do posto de intérprete da escola após 50 carnavais.

A Beija-Flor é a terceira maior vencedora do carnaval carioca, ficando atrás apenas da Portela e da Mangueira. Colecionando 15 títulos como campeã, o último havia sido conquistado em 2018.

Foto: Terra/Matheus de Carvalho
Neguinho da Beija-Flor comemora e ergue troféu após vitória da escola: 'Encerrando a carreira'
Video Player
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se