O impacto de Tralli na audiência do ‘JN’ nas redes sociais e a importância do âncora influenciador

Apresentadores populares na internet se tornam relevantes para a atuação multiplataforma das emissoras

3 dez 2025 - 09h59
(atualizado às 10h00)

César Tralli tem 5,2 milhões de seguidores no Instagram. Desde o início de novembro, quando passou a dividir a bancada com Renata Vasconcellos, ele posta curiosidades dos bastidores do ‘Jornal Nacional’.

Pelo grande número de comentários e curtidas, nota-se forte engajamento e a ampla popularidade do apresentador. “O Tralli é o tipo de cara com quem eu queria tomar uma cerveja numa sexta-feira às 18h”, escreveu um jovem conectado.

Publicidade

Após a chegada do novo titular, a página do telejornal no Facebook registrou aumento de ‘likes’ nas fotos que mostram os apresentadores no estúdio. Uma delas teve 15 mil manifestações (entre ‘joinha’ e ‘coração’) e 1,2 mil comentários.

Nas últimas semanas de William Bonner no ‘JN’, os registros dos âncoras geraram empolgação bem menor, no máximo 3 mil curtidas.

Para a Globo, essa participação online do público é cada vez mais importante, já que milhares de brasileiros trocaram a TV pelas redes sociais — e é urgente tentar reconquistá-los — e tantos outros assistem à programação enquanto navegam na internet.

Chega de Tralli (ao lado de Renata Vasconcellos) aumentou o engajamento do 'JN' nas redes sociais
Chega de Tralli (ao lado de Renata Vasconcellos) aumentou o engajamento do 'JN' nas redes sociais
Foto: Reprodução/Facebook

Ter presença multiplataforma se tornou imprescindível a qualquer emissora. Por isso, um âncora influenciador como Tralli faz a diferença, com possibilidade real de transformar seguidores em novos telespectadores. 

Publicidade

Nesse contexto, a aposta da Globo em um apresentador com forte capital digital para o ‘Jornal Nacional’ se mostra estratégica: ele faz a ponte entre o telejornalismo tradicional e o consumo de conteúdo pela internet.

Afinal, não basta que um telejornal registre bons números no Ibope para atrair anunciantes. Necessita ter atuação digital consistente para expandir o alcance a fim de informar e influenciar o máximo de pessoas, principalmente aquelas que nem ligam a TV.

Em vídeos, o âncora circula pelos bastidores do 'JN' para mostrar o que o público não vê
Foto: Reprodução/Facebook
Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se